ASTM D974 - 14e2

    Método de ensaio padrão para Número ácido e número base por titulação com indicador de cor

    Active Standard ASTM D974 Developed by Subcommittee: D02.06

    Book of Standards Volume: 05.01


      Format Pages Price  
    PDF 11 $50.00   ADD TO CART

    Historical Version(s) - view previous versions of standard

    Translated Standard(s): English

    ASTM License Agreement

    More D02.06 Standards Related Products


    1. Escopo

    1.1 Este método de ensaio abrange a determinação de constituintes ácidos ou básicos (Observação 1) em derivados de petróleo e lubrificantes solúveis ou quase solúveis em misturas de tolueno e álcool isopropílico. É aplicável para a determinação de ácidos cujas constantes de dissociação em água são maiores que 10–9; os ácidos extremamente fracos, cujas constantes de dissociação são menores que 10–9 não interferem. Os sais reagem se suas constantes de hidrólise forem superiores a 10–9.

    OBSERVAÇÃO 1 – em óleos novos e usados, os constituintes que podem ser considerados como tendo características ácidas incluem ácidos orgânicos e inorgânicos, ésteres, compostos fenólicos, lactonas, resinas, sais de metais pesados e agentes de adição, como inibidores e detergentes. Da mesma forma, os constituintes considerados como tendo propriedades básicas incluem bases orgânicas e inorgânicas, compostos de aminoácidos, sais de ácidos fracos (sabões), sais básicos de bases poliacídicas, sais de metais pesados e agentes de adição, como inibidores e detergentes.

    OBSERVAÇÃO 2 – este método de ensaio este não é adequado para a medição de constituintes básicos de muitos óleos lubrificantes básicos do tipo aditivo. O Método de ensaio D4739 pode ser usado para esta finalidade.

    1.2 Este método de ensaio pode ser usado para indicar mudanças relativas que ocorrem no óleo durante a utilização em condições de oxidação. Embora a titulação seja feita sob condições definidas de equilíbrio, o método de ensaio não se destina a medir uma propriedade ácida absoluta ou básica que pode ser usada para prever o desempenho do óleo em condições de serviço. Não há conhecimento de nenhuma relação geral entre a corrosão do rolamento e o número ácido ou o número base.

    OBSERVAÇÃO 3 – óleos, como muitos óleos de corte, óleos antioxidantes e óleos compostos similares ou óleos excessivamente escuros, que não podem ser analisados pelo número ácido por este método de ensaio devido à obscuridade do ponto final indicador de cor, pode ser analisado pelo Método de ensaio D664. Os números ácidos obtidos por esse método de ensaio indicador de cores não precisam ser numericamente os mesmos daqueles obtidos pelo Método de ensaio D664, os números base obtidos por esse método de ensaio do indicador de cor não precisam ser numericamente os mesmos daqueles obtidos pelo Método de ensaio D4739, mas eles são geralmente da mesma ordem de magnitude.

    1.3 Os valores indicados no sistema internacional de unidades devem ser considerados como padrão. Nenhuma outra unidade de medida está incluída nesta norma.

    1.4 Esta norma não pretende abordar todas as preocupações de segurança, se houver, associadas à sua utilização. É responsabilidade do usuário desta norma estabelecer práticas apropriadas de saúde e segurança e determinar a aplicabilidade das limitações regulatórias antes do uso.