ASTM D97 - 17b

    Método de ensaio padrão para Ponto de fluidez dos produtos petrolíferos

    Active Standard ASTM D97 Developed by Subcommittee: D02.07

    Book of Standards Volume: 05.01


      Format Pages Price  
    PDF 9 $46.00   ADD TO CART

    Historical Version(s) - view previous versions of standard

    Translated Standard(s): English

    ASTM License Agreement

    More D02.07 Standards Related Products


    Significance and Use

    5.1 O ponto de fluidez de uma amostra de petróleo é um índice da menor temperatura para determinadas aplicações.

    1.1 Este método de ensaio abrange e destina-se a utilização em qualquer produto petrolífero.2 Há um procedimento adequado para amostras asfálticas, óleo de cilindro e óleo combustível não destilado descrito em 8.8. O procedimento do ponto da nuvem que anteriormente fazia parte deste método de ensaio agora aparece como Método de ensaio D2500.

    1.2 Atualmente, não existe um método de ensaio da ASTM para medições automatizadas do ponto de fluidez do Método de ensaio D97.

    1.3 Há vários métodos de ensaio da ASTM que oferecem procedimentos alternativos para determinar os pontos de fluidez usando aparelhos automáticos disponíveis. Nenhum deles compartilha o mesmo número de designação do método de ensaio D97. Quando for usado um instrumento automático, o número de designação do método de ensaio da ASTM específico para a técnica deve ser informado com os resultados. Há um procedimento para testar o ponto de fluidez de óleos crus no Método de ensaio D5853.

    1.4 Os valores definidos nas unidades do SI devem ser considerados padrão. Nenhuma outra unidade de medida está incluída nesta norma.

    1.5 AVISO – o mercúrio foi designado por muitas agências reguladoras como um material perigoso que pode causar danos ao sistema nervoso central, ao rim e ao fígado. Mercúrio (ou seu vapor) pode ser perigoso para a saúde e corrosivo para materiais. Deve-se ter cuidado ao manusear mercúrio e produtos contendo mercúrio. Consulte a ficha de dados de segurança do material aplicável (FISPQ) para obter detalhes e o site da EPA – http://www.epa.gov/mercury/faq.htm – para obter mais informações. Os usuários devem estar cientes de que a venda de mercúrio e/ou de produtos contendo mercúrio em seu estado ou país pode ser proibida por lei.

    1.6 Esta norma não pretende abordar todas as preocupações de segurança, se houver, associadas à sua utilização. É responsabilidade do usuário desta norma estabelecer práticas adequadas de segurança e saúde e determinar a aplicabilidade das limitações regulatórias antes do uso.

    1.7 Esta norma internacional foi desenvolvida de acordo com os princípios internacionalmente reconhecidos sobre padronização estabelecidos na Decisão sobre os Princípios para o Desenvolvimento de Normas, Guias e Recomendações Internacionais emitidos pelo Comitê de Obstáculos Técnicos ao Comércio (TBT) da Organização Mundial do Comércio.