ASTM D86 - 18

    Método de ensaio padrão para Destilação de derivados de petróleo e combustíveis líquidos em pressão atmosférica

    Active Standard ASTM D86 Developed by Subcommittee: D02.08

    Book of Standards Volume: 05.01


      Format Pages Price  
    PDF 43 $69.00   ADD TO CART

    Historical Version(s) - view previous versions of standard

    Translated Standard(s): English

    ASTM License Agreement

    More D02.08 Standards Related Products


    1. Escopo

    1.1 Este método de ensaio abrange a destilação atmosférica de produtos de petróleo e combustíveis líquidos usando uma unidade laboratorial de destilação de lote para determinar quantitativamente características o intervalo de ebulição desses produtos, como destilados leves e médios, combustíveis de motor de ignição por centelha com ou sem oxigenados (consulte Observação 1), gasolina de aviação, combustíveis de turbina de aviação, diesel combustível, misturas de biodiesel até 20%, combustíveis marítimos, destilados especiais de petróleo, naftas, aguarrás mineral, querosenes e queimadores combustíveis graus 1 e 2.

    OBSERVAÇÃO 1 – um estudo interlaboratorial envolvendo 11 laboratórios diferentes foi realizado em 2008 enviando 15 conjuntos de dados e 15 amostras diferentes de misturas de etanol combustível contendo 25%, 50% e 75% de volume de etanol. Os resultados indicam que os limites de repetibilidade dessas amostras são comparáveis ou estão dentro da repetibilidade publicada do método (com exceção de PFE de 75% de misturas de etanol combustível). Com base nisso, pode-se concluir que o Método de ensaio D86 é aplicável a misturas de etanol combustível, como Ed75 e Ed85 (Especificação D5798) ou outras misturas de etanol combustível com mais de 10% de volume de etanol. Consulte ASTM RR:D02-1694 para ver dados de base.

    1.2 O método de ensaio é projetado para a análise de combustíveis destilados. Ele não se aplica a produtos contendo quantidades apreciáveis de material residual.

    1.3 Este método de ensaio abrange instrumentos manuais e automáticos.

    1.4 Salvo indicação em contrário, os valores definidos nas unidades do SI devem ser considerados padrão. Os valores informados entre parênteses são fornecidos apenas como informação.

    1.5 AVISO – O mercúrio foi classificado por muitos órgãos reguladores como um material perigoso que pode causar danos ao sistema nervoso central, aos rins e ao fígado. Mercúrio, ou seu vapor, pode ser perigoso para a saúde e corrosivo para materiais. Tenha cuidado ao manusear mercúrio e produtos contendo mercúrio. Consulte a Ficha de dados de segurança do material aplicável (FISPQ) para obter para mais informações. A venda de mercúrio e/ou de produtos contendo mercúrio em seu estado ou país pode ser proibida por lei local ou nacional. Os usuários devem determinar a legalidade das vendas em sua instalação.

    1.6 Esta norma não pretende abordar todas as preocupações de segurança, se houver, associadas à sua utilização. É responsabilidade do usuário desta norma estabelecer práticas apropriadas de saúde e segurança e meio-ambiente e determinar a aplicabilidade das limitações regulatórias antes do uso. 1.7 Este padrão internacional foi desenvolvido de acordo com os princípios internacionalmente reconhecidos sobre