Format Pages Price  
    PDF 7 $50.00   ADD TO CART


    Significance and Use

    5. Importância e uso

    5.1 Informações sobre as pressões de vapor de produtos de gás liquefeito de petróleo são pertinentes para a seleção de recipientes de armazenamento, contêineres e equipamentos de utilização do cliente projetados adequadamente para garantir a segurança na manipulação desses produtos.

    5.2 A determinação da pressão de vapor do gás liquefeito de petróleo é importante por razões de segurança para garantir que as pressões máximas de operação dos sistemas de armazenamento, manipulação e combustível não sejam excedidas em condições normais de temperatura de operação.

    5.3 Para gases liquefeitos de petróleo, a pressão de vapor pode ser considerada uma medida semiquantitativa da quantidade do material mais volátil presente no produto.

    5.4 Este método de ensaio usa um pequeno volume de amostra e exclui qualquer manipulação manual de uma câmara de medição sob alta pressão..

    1. Escopo

    1.1 Este método de ensaio abrange o uso de instrumentos automáticos de pressão de vapor para determinar a pressão de vapor de produtos de gás liquefeito de petróleo a uma temperatura de 37,8 °C, razão vapor/líquido de 0,5:1 e pressões de 200 kPa a 1550 kPa em um volume de amostra de 3,33 ml.

    1.2 Este método de ensaio é aplicável na determinação de pressões de vapor de produtos de gás liquefeito de petróleo a temperaturas de 37,8 °C a 70 °C, razões vapor/líquido de 0,1:1 a 4:1 e pressões até 3500 kPa; no entanto, a precisão do método de ensaio (ver Seção 15) foi determinada apenas para uma razão vapor/líquido de 0,5:1, a uma temperatura de 37,8 °C e uma faixa de pressão de 300 kPa a 1500 kPa.

    OBSERVAÇÃO 1 – este método de ensaio não pretende determinar a pressão de vapor verdadeira das amostras de GLP, mas sim determinar e informar a pressão de vapor do GLP à temperatura de 37,8 °C e razão vapor/líquido de 0,5:1 como método do Método de ensaio D1267.

    OBSERVAÇÃO 2 – este método de ensaio não é um método de pressão de vapor verdadeira e não medirá a contribuição total de quaisquer gases dissolvidos, como nitrogênio ou hélio, se estiverem presentes. A contribuição dos gases leves para a pressão de vapor medida é altamente dependente da temperatura de ensaio, do tipo de gás e da razão V/L do ensaio.

    1.3 Os valores indicados no sistema internacional de unidades devem ser considerados como padrão.

    1.3.1 Exceção – os valores não SI em parênteses são apenas informativos.

    1.4 Esta norma não pretende abordar todas as preocupações de segurança, se houver, associadas à sua utilização. É responsabilidade do usuário desta norma estabelecer práticas apropriadas de saúde e segurança e determinar a aplicabilidade das limitações regulatórias antes do uso. Para recomendações específicas, consulte o Apêndice X2.