If you are an ASTM Compass Subscriber and this document is part of your subscription, you can access it for free at ASTM Compass
    ASTM D6426 - 18

    Método de ensaio padrão para Determinação da filtrabilidade dos óleos combustíveis de destilados médios

    Active Standard ASTM D6426 Developed by Subcommittee: D02.14

    Book of Standards Volume: 05.02


      Format Pages Price  
    PDF 9 $200.00   ADD TO CART

    Historical Version(s) - view previous versions of standard

    Translated Standard(s): English

    ASTM License Agreement

    More D02.14 Standards Related Products


    Significance and Use

    5.1 Este método de ensaio destina-se ao uso em laboratório ou em campo na avaliação da limpeza de combustível da turbina de aviação.

    5.2 Uma mudança no desempenho da filtragem após o armazenamento, pré-tratamento ou mistura pode ser indicativa de mudanças na condição do combustível.

    5.3 A filtrabilidade relativa dos combustíveis pode variar, dependendo da estrutura e porosidade do filtro, e pode nem sempre se correlacionar com os resultados deste método de ensaio.

    5.4 Causas de baixa capacidade de filtragem em filtros industriais/de refino incluem produtos de degradação de combustível, contaminantes captados durante o armazenamento ou transferência, incompatibilidade de combustíveis misturados ou interação do combustível com o meio filtrante. Qualquer um deles pode estar correlacionado com o orifício ou a obstrução do sistema de filtro, ou ambos.

    1.1 Este método de ensaio abrange um procedimento para determinar a capacidade de filtração dos óleos combustíveis destilados na gama de viscosidades de 1,70 mm 2/segundos a 6.20 mm 2/s (cSt) a 40 °C.

    OBSERVAÇÃO 1 – os combustíveis da especificação de matéria-prima principal abrangidos pelo escopo deste método do ensaio são Especificação D396 Grau n.º 2-D Especificação D975 Grau n.º 2-D e Especificação D2880 Grau n.º 2-GT.

    OBSERVAÇÃO 2 – o método de ensaio foi usado com combustíveis destilados médios de baixa viscosidade, como Especificação D396 Grau n.º 1, Especificação D975 Grau n.º 1-D e Especificação D2880 Grau n.º 1-GT, mas a precisão não foi estudada e, portanto, a precisão declarada não foi validada para esses graus.

    1.2 Este método de ensaio não é aplicável a combustíveis que contenham água não dissolvida.

    1.3 Os valores indicados no sistema internacional de unidades devem ser considerados como padrão.

    1.3.1 Unidades fora do SI, especificamente unidades tradicionais dos EUA, como temperatura em graus Fahrenheit e pressão em libras por polegada quadrada (psig), são incluídas para informação.

    1.4 Esta norma não pretende abordar todas as preocupações de segurança, se houver, associadas à sua utilização. É responsabilidade do usuário desta norma estabelecer práticas apropriadas de saúde e segurança e meio ambiente e determinar a aplicabilidade das limitações regulatórias antes do uso.

    1.5 Este padrão internacional foi desenvolvido de acordo com os princípios internacionalmente reconhecidos sobre padronização estabelecidos na Decisão sobre os Princípios para o desenvolvimento de normas, guias e recomendações internacionais emitidos pelo Comitê de Obstáculos técnicos ao comércio (TBT) da Organização Mundial do Comércio.