If you are an ASTM Compass Subscriber and this document is part of your subscription, you can access it for free at ASTM Compass
    ASTM D6423 - 20a

    Método de ensaio padrão para Determinação do pHe de misturas de etanol combustível e etanol combustível desnaturado

    Active Standard ASTM D6423 Developed by Subcommittee: D02.A0.02

    Book of Standards Volume: 05.02


      Format Pages Price  
    PDF 6 $200.00   ADD TO CART

    Historical Version(s) - view previous versions of standard

    Translated Standard(s): English

    ASTM License Agreement

    More D02.A0.02 Standards Related Products


    Significance and Use

    5.1 The hydrogen ion activity, as measured by pHe, is a good predictor of the corrosion potential of ethanol fuels. It is preferable to total acidity because total acidity does not measure activity of the hydrogen ions; overestimates the contribution of weak acids, such as carbonic acid; and can underestimate the corrosion potential of low concentrations of strong acids, such as sulfuric acid.

    1.1 Este método de ensaio abrange um procedimento para determinar a medida da atividade do íon de hidrogênio de combustíveis com alto teor de etanol. Estes incluem etanol combustível desnaturado e misturas de etanol combustível. O método de ensaio é aplicável às misturas de etanol combustível e etanol combustível desnaturado contendo etanol a 51% em volume, ou mais.

    1.2 A atividade do íon de hidrogênio medida neste método de ensaio é definida como pHe. Um valor de pHe para soluções de álcool não é comparável aos valores de pH das soluções de água.

    1.2.1 O valor do pHe medido dependerá um pouco da mistura de combustível, da taxa de agitação e do tempo que o eletrodo está no combustível.

    1.3 Os valores indicados no sistema internacional de unidades (SI) devem ser considerados como padrão. Nenhuma outra unidade de medida está incluída nesta norma.

    1.3.1 A atividade do íon hidrogênio na água é expressa como pH e a atividade do íon hidrogênio no etanol é expressa como pHe.

    1.4 Esta norma não pretende abordar todas as preocupações de segurança, se houver, associadas à sua utilização. É responsabilidade do usuário desta norma estabelecer práticas apropriadas de saúde, segurança e meio ambiente e determinar a aplicabilidade das limitações regulatórias antes do uso.

    1.5 Esta norma internacional foi desenvolvida de acordo com os princípios internacionalmente reconhecidos sobre padronização estabelecidos na Decisão sobre os Princípios para o desenvolvimento de normas, guias e recomendações internacionais emitidos pelo Comitê de obstáculos técnicos ao comércio (TBT) da Organização Mundial do Comércio.