ASTM D613 - 18a

    Método de ensaio padrão para Número de cetano do óleo diesel combustível

    Active Standard ASTM D613 Developed by Subcommittee: D02.01

    Book of Standards Volume: 05.05


      Format Pages Price  
    PDF 26 $56.00   ADD TO CART

    Historical Version(s) - view previous versions of standard

    Translated Standard(s): English

    ASTM License Agreement

    More D02.01 Standards Related Products


    Significance and Use

    5. Importância e uso

    5.1 O número de cetano fornece uma avaliação das características de ignição do óleo diesel nos motores de ignição por compressão.

    5.2 Este método de ensaio é usado por fabricantes de motores, refinadores e comerciantes de petróleo e no comércio como avaliação das principais especificações relacionadas à compatibilidade de combustíveis e motores.

    5.3 O número de cetano é determinado em velocidade constante em um motor de ensaio com ignição por compressão do tipo câmara de pré-combustão. A relação do desempenho do motor de ensaio com motores de carga e velocidade variáveis em escala total não é completamente conhecida.

    5.4 Este método de ensaio pode ser usado para combustíveis não convencionais como óleos sintéticos e vegetais, e similares. Contudo, a relação de desempenho desses materiais em motores em escala total não é completamente conhecida.

    1. Escopo

    1.1 Este método de ensaio abrange a determinação do índice de óleo diesel combustível com base em uma escala arbitrária do número de cetano usando um motor diesel com injeção indireta, razão de compressão variável, ciclo de quatro tempos e cilindro único padrão.

    1.2 A escala do número de cetano abrange a faixa de zero (0) a 100, mas os ensaios comuns usam a faixa de número de cetano de 30 a 65.

    1.3 Os valores para condições operacionais são definidos em unidades do SI e devem ser consideradas padrão. Os valores entre parênteses são as unidades históricas de polegadas-libras. Além disso, as medições do motor continuam a ser em polegadas-libras devido ao ferramental extenso e de alto custo que tem sido criado para essas unidades.

    1.4 Esta norma não pretende abordar todas as preocupações de segurança, se houver, associadas à sua utilização. É responsabilidade do usuário desta norma estabelecer práticas apropriadas de saúde e segurança e meio-ambiente e determinar a aplicabilidade das limitações regulatórias antes do uso. Para declarações de aviso específicas, consulte o Anexo A1.

    1.5 Este padrão internacional foi desenvolvido de acordo com os princípios internacionalmente reconhecidos sobre padronização estabelecidos na Decisão sobre os princípios para o desenvolvimento de normas, guias e recomendações internacionais emitidos pelo Comitê de Obstáculos técnicos ao comércio (TBT) da Organização Mundial do Comércio.