ASTM D5863 - 00a(2016)

    Métodos de ensaio padrão para Determinação de níquel, vanádio, ferro e sódio em óleos crus e combustíveis residuais por espectrometria de absorção atômica de chama

    Active Standard ASTM D5863 Developed by Subcommittee: D02.03

    Book of Standards Volume: 05.02


      Format Pages Price  
    PDF 10 $50.00   ADD TO CART

    Historical Version(s) - view previous versions of standard

    Translated Standard(s): English

    ASTM License Agreement

    More D02.03 Standards Related Products


    Significance and Use

    4.1 Quando os combustíveis são queimados, os metais presentes nos combustíveis podem formar compostos de baixo ponto de fusão que são corrosivos para peças de metal. Os metais presentes em traços nas frações de petróleo, podem desativar catalisadores durante o processamento. Estes métodos de ensaio fornecem um meio de determinar quantitativamente as concentrações de níquel, vanádio, ferro e sódio. Assim, estes métodos de ensaio podem ser usados para auxiliar na determinação da qualidade e valor do petróleo bruto e do óleo residual.

    1.1 Estes métodos de ensaio cobrem a determinação de níquel, vanádio, ferro e sódio em óleos crus e combustíveis residuais por espectrometria de absorção atômica de chama (AAS). Dois métodos de ensaio diferentes são apresentados.

    1.2 Método de ensaio A, Seções 7–13 – a AAS de chama é usada para analisar uma amostra decomposta com ácido para a determinação do total Ni, V e Fe.

    1.3 Método de ensaio B, Seções 14–19 – a AAS de chama é usada para analisar uma amostra diluída com um solvente orgânico para a determinação de Ni, V e Na. Esse método de ensaio usa metais solúveis em óleo para calibração na determinação de metais dissolvidos e não pretende determinar ou detectar quantitativamente partículas insolúveis. Assim, este método de ensaio pode subestimar o teor de metal, especialmente sódio, presente como sais de sódio inorgânicos.

    1.4 As faixas de concentração cobertas por esses métodos de ensaio são determinadas pela sensibilidade dos instrumentos, a quantidade da amostra usada na análise e o volume de diluição. Há uma declaração específica na Observação 1.

    1.5 Para cada elemento, cada método de ensaio tem sua própria precisão. O usuário pode selecionar o método de ensaio apropriado com base na precisão exigida para a análise específica.

    1.6 Os valores indicados no sistema internacional de unidades devem ser considerados como padrão. Nenhuma outra unidade de medida está incluída nesta norma.

    1.7 Esta norma não pretende abordar todas as preocupações de segurança, se houver, associadas à sua utilização. É responsabilidade do usuário desta norma estabelecer práticas apropriadas de saúde e segurança e determinar a aplicabilidade das limitações regulatórias antes do uso. São fornecidas advertências específicas em 7.1, 8.2, 8.5, 10.2, 10.4 e 15.1.