If you are an ASTM Compass Subscriber and this document is part of your subscription, you can access it for free at ASTM Compass
    ASTM D5769 - 20

    Método de ensaio padrão para Determinação de benzeno, tolueno e aromáticos totais em gasolinas acabadas por cromatografia gasosa/espectrometria de massa

    Active Standard ASTM D5769 Developed by Subcommittee: D02.04.0M

    Book of Standards Volume: 05.02


      Format Pages Price  
    PDF 22 $200.00   ADD TO CART

    Historical Version(s) - view previous versions of standard

    Translated Standard(s): English

    ASTM License Agreement

    More D02.04.0M Standards Related Products


    Significance and Use

    5.1 Test methods to determine benzene and the aromatic content of gasoline are necessary to assess product quality and to meet fuel regulations.

    5.2 This test method can be used for gasolines that contain oxygenates (alcohols and ethers) as additives. It has been determined that the common oxygenates found in finished gasoline do not interfere with the analysis of benzene and other aromatics by this test method.

    1.1 Este método de ensaio abrange a determinação de benzeno, tolueno e outros compostos aromáticos individuais e aromáticos totais em gasolinas acabadas de motores, incluindo gasolinas contendo compostos de mistura oxigenadas, por cromatografia gasosa/espectrometria de massa (GC/MS).

    1.2 Esse método de ensaio foi ensaiado para as seguintes faixas de concentração, em percentual de volume de líquido, para os seguintes aromáticos: benzeno, 0,1 % a 4 %; tolueno, 1% a 13%; e aromáticos totais (C6 a C12), 10% a 42%. O estudo round-robin não ensaiou o método para fluxos de processo de hidrocarbonetos individuais em refino, tais como reformados, naftas craqueadas catalíticas fluidas, e assim por diante, usadas na mistura de gasolinas.

    1.3 Os resultados são informados com arrendondamento de 0,01 % para benzeno e 0,1 % para outros aromáticos por volume de líquido.

    1.4 Este método de ensaio inclui uma seção de desvio relativo para informações sobre regulamentações de benzeno para motores de ignição por faísca da EPA com base na avaliação de precisão da Prática D6708 entre o Método de ensaio D5769 e o Método de ensaio D3606 como possível alternativa do Método de ensaio D5769 ao Método de ensaio D3606. A equação de correlação derivada da Prática D6708 é aplicável apenas a combustíveis misturados na faixa de concentração de benzeno de 0,0% a 2,50% por volume, em conformidade com a medição aplicável pelo Método de ensaio D5769. A faixa de benzeno aplicável do Método de ensaio D3606 vai de 0,0% a 2,47% por volume, conforme relatado pelo Método de ensaio D3606.

    1.5 Os valores indicados no sistema internacional de unidades (SI) devem ser considerados como padrão. Nenhuma outra unidade de medida está incluída nesta norma.

    1.6 Esta norma não pretende abordar todas as preocupações de segurança, se houver, associadas à sua utilização. É responsabilidade do usuário desta norma estabelecer práticas apropriadas de saúde, segurança e meio ambiente e determinar a aplicabilidade das limitações regulatórias antes de seu uso.

    1.7 Esta norma internacional foi desenvolvida de acordo com os princípios internacionalmente reconhecidos sobre padronização estabelecidos na Decisão sobre os Princípios para o desenvolvimento de normas, guias e recomendações internacionais emitidos pelo Comitê de Obstáculos técnicos ao comércio (TBT) da Organização Mundial do Comércio.