ASTM D56 - 16a

    Método de ensaio padrão para Ponto de fulgor com o aparelho Tag de vaso fechado

    Active Standard ASTM D56 Developed by Subcommittee: D02.08

    Book of Standards Volume: 05.01


      Format Pages Price  
    PDF 15 $56.00   ADD TO CART

    Historical Version(s) - view previous versions of standard

    Translated Standard(s): English

    ASTM License Agreement

    More D02.08 Standards Related Products


    Significance and Use

    5.1 O ponto de fulgor mede a tendência da amostra em formar uma mistura inflamável com o ar em condições laboratoriais controladas. É apenas uma das várias propriedades que devem ser consideradas na avaliação do risco geral de inflamabilidade de um material.

    5.2 O ponto de fulgor é usado nos regulamentos de transporte e segurança para definir materiais inflamáveis e combustíveis. Deve-se consultar o regulamento específico envolvido para definições precisas dessas classes.

    5.3 O ponto de fulgor pode indicar a possível presença de materiais altamente voláteis e inflamáveis em um material relativamente não volátil ou não inflamável. Por exemplo, um ponto de fulgor anormalmente baixo em uma amostra de querosene pode indicar contaminação da gasolina.

    1.1 Este método de ensaio abrange a determinação do ponto de fulgor por meio dos aparelhos Tag fechados, manual e automático, de líquidos com uma viscosidade inferior a 5,5 mm2/s (cSt) a 40 °C (104 °F), ou abaixo de 9,5 mm2/s (cSt) a 25 °C (77 °F) e com ponto de fulgor abaixo de 93 °C (200 °F).

    1.1.1 Para o ponto de fulgor de vaso fechado de líquidos com as propriedades a seguir: viscosidade de 5,5 mm2/s (cSt) ou maior a 40 °C (104 °F); viscosidade de 9,5 mm2/s (cSt) ou maior a 25 °C (77 °F); ponto de fulgor de 93 °C (200 °F) ou maior; tendência de formação película na superfície sob as condições do ensaio ou contendo sólidos em suspensão, o Método de ensaio D93 pode ser usado.

    1.1.2 Para asfaltos diluídos, consulte os Métodos de ensaio D1310 e D3143.

    OBSERVAÇÃO 1 – o Department of Transportation dos EUA (RSTA)2 e o Department of Labor dos EUA (OSHA) estabeleceram que os líquidos com ponto de fulgor abaixo de 37,8 °C (100 °F) são inflamáveis, conforme determinado por este método de ensaio para os líquidos com viscosidade inferior a 5,5 mm2/s (cSt) a 40 °C (104 °F) ou 9,5 mm2/s (cSt) ou menos a 25 °C (77 °F) ou que não contenham sólidos em suspensão ou que não tenham tendência de formação de película na superfície enquanto estiverem sendo testados. Usando este método de ensaio, outras classificações de ponto de fulgor foram estabelecidas para líquidos por esses departamentos. 1.2 Este método de ensaio pode ser usado para medir e descrever as propriedades de materiais, produtos ou montagens em resposta ao calor e à chama sob condições laboratoriais controladas e não pode ser usado para descrever ou avaliar o risco de incêndio ou de fogo de materiais, produtos ou montagens em condições reais de incêndio. No entanto, os resultados deste método de ensaio podem ser utilizados como elementos de avaliação de risco de incêndio que levem em conta todos os fatores pertinentes para uma avaliação do risco de incêndio de determinado uso final.

    1.3 As normas relacionadas são os Métodos de ensaio D93, D1310, D3828, D3278 e D3941.

    1.4 Os valores definidos nas unidades do SI devem ser considerados padrão. Os valores informados entre parênteses são apenas para fins informativos.

    1.5 AVISO – mercúrio foi designado por muitos órgãos reguladores como material perigoso que pode causar danos ao sistema nervoso central, aos rins e ao fígado. Mercúrio (ou seu vapor) pode ser perigoso para a saúde e corrosivo para materiais. Deve-se ter cuidado ao manusear mercúrio e produtos contendo mercúrio. Consulte a ficha de dados de segurança do material aplicável (FISPQ) para obter detalhes e o site da EPA – http://www.epa.gov/mercury/faq.htm – para obter mais informações. Os usuários devem estar cientes de que a venda de mercúrio e/ou de produtos contendo mercúrio em seu estado ou país pode ser proibida por lei.

    1.6 Esta norma não pretende abordar todas as preocupações de segurança, se houver, associadas à sua utilização. É responsabilidade do usuário desta norma estabelecer práticas apropriadas de saúde e segurança e determinar a aplicabilidade das limitações regulatórias antes do uso. Para declarações de advertência específicas, consulte 8.2, 8.3, 9.5, 12.5 e as Fichas de dados de segurança do material.