If you are an ASTM Compass Subscriber and this document is part of your subscription, you can access it for free at ASTM Compass
    ASTM D5454 - 11(reaprovadoem2020)

    Método de ensaio padrão para Teor do vapor de água de combustíveis gasosos usando analisadores eletrônicos de umidade

    Active Standard ASTM D5454 Developed by Subcommittee:

    Book of Standards Volume: 05.06


      Format Pages Price  
    PDF 4 $200.00   ADD TO CART

    Historical Version(s) - view previous versions of standard

    Translated Standard(s): English

    ASTM License Agreement

    More Standards Related Products


    Significance and Use

    4.1 O teor de água no gás de combustível é o principal fator que influencia a corrosão interna. Os hidratos, uma combinação semissólida de hidrocarbonetos e água, se formarão nas condições adequadas, causando sérios problemas operacionais. O valor de aquecimento do combustível é reduzido pela concentração de água. Portanto, os níveis de concentração de água são frequentemente medidos em sistemas de gás natural. Uma especificação de tubulação comum é de 4 a 7 lb/MMSCF. Este método de ensaio descreve a medição do teor de vapor de água com instrumentação eletrônica de leitura direta.

    EscopoEste método de ensaio abrange a determinação do teor do vapor de água dos combustíveis gasosos através da utilização de analisadores eletrônicos de umidade. Tais analisadores normalmente usam células de detecção baseadas em pentóxido de fósforo, P2O5, óxido de alumínio, Al2O3 ou células piezoelétricas de sensores de silício e tecnologias baseadas em laser. Esta norma não pretende abordar todas as preocupações de segurança, se houver, associadas à sua utilização. É responsabilidade do usuário desta norma estabelecer práticas apropriadas de saúde, segurança e meio ambiente e determinar a aplicabilidade das limitações regulatórias antes do uso.Esta norma internacional foi desenvolvida de acordo com os princípios reconhecidos internacionalmente sobre normalização estabelecidos na Decisão de princípios para o desenvolvimento de normas internacionais, guias e recomendações publicados pelo Comitê de barreiras técnicas ao comércio (TBT) da Organização Mundial do Comércio.