If you are an ASTM Compass Subscriber and this document is part of your subscription, you can access it for free at ASTM Compass
    ASTM D5287 - 08(reaprovadoem2015)

    Prática padrão para Amostragem automática de combustíveis gasosos

    Active Standard ASTM D5287 Developed by Subcommittee:

    Book of Standards Volume: 05.06


      Format Pages Price  
    PDF 8 $200.00   ADD TO CART

    Historical Version(s) - view previous versions of standard

    Translated Standard(s): English

    ASTM License Agreement

    More Standards Related Products


    Significance and Use

    4.1 Essa prática deve ser usada quando e onde uma amostra representativa for necessária. Uma amostra representativa é necessária para faturamento preciso em transações de transferência de custódia, análise composicional precisa do fluxo de fluxo, determinação da gravidade para cálculos de fluxo e outras informações desejadas sobre as propriedades do conteúdo do fluxo.

    4.2 Esta prática não se destina a antecipar os contratos existentes ou os requisitos regulamentares.

    4.3 Os princípios pertinentes a esta prática podem ser aplicados na maioria dos acordos contratuais.

    4.4 Aviso: muitos medidores são extremamente inflamáveis e podem conter substâncias tóxicas. Deve-se tomar cuidado em todos os aspectos da coleta e manuseio de amostras. Os recipientes de amostras devem ser manuseados apenas em locais bem ventilados, longe de faíscas e chamas. O manuseio inadequado pode resultar em explosão ou ferimentos, ou ambos.

    1.1 Esta prática abrange a recolha de combustíveis gasosos e os seus equivalentes sintéticos utilizando um amostrador automático.

    1.2 Esta prática aplica-se apenas a misturas de gases monofásicas. Esta prática não aborda um fluxo de duas fases.

    1.3 Esta prática inclui a seleção, instalação e manutenção de sistemas de amostragem automática.

    1.4 Esta prática não inclui a análise real da amostra adquirida. Outros padrões ASTM aplicáveis, como o Método de ensaio D1945, devem ser usados para adquirir essas informações.

    1.5 A seleção do sistema de amostragem depende de vários fatores inter-relacionados. Esses fatores incluem dinâmica da fonte, condições de operação, limpeza dos gases de origem, presença potencial de umidade e líquidos de hidrocarboneto e rastreamento de componentes perigosos. Para fontes de gás limpo e seco, dinâmica de fonte estável e condições normais de operação, o sistema pode ser muito simples. À medida que a dinâmica da fonte se torna mais complexa e o potencial de líquidos aumenta, ou quando componentes perigosos estão presentes , a complexidade do sistema selecionado e sua lógica de controle devem ser aumentadas. Da mesma forma, os procedimentos de instalação, operação e manutenção devem levar em consideração essas dinâmicas.

    1.6 Os valores indicados em unidades de polegada-libra devem ser considerados como padrão. Os valores entre parênteses são conversões matemáticas para unidades SI fornecidos apenas para fins de informação e não são considerados padrão.

    1.7 Esta norma não pretende abordar todas as preocupações de segurança, se houver, associadas à sua utilização. É responsabilidade do usuário desta norma estabelecer práticas apropriadas de saúde e segurança e determinar a aplicabilidade das limitações regulatórias antes do uso.