ASTM D525 - 12a

    Método de ensaio padrão para Estabilidade à oxidação da gasolina (método do período de indução)

    Active Standard ASTM D525 Developed by Subcommittee: D02.14

    Book of Standards Volume: 05.01


      Format Pages Price  
    PDF 10 $50.00   ADD TO CART

    Historical Version(s) - view previous versions of standard

    Translated Standard(s): English

    ASTM License Agreement

    More D02.14 Standards Related Products


    Significance and Use

    5.1 O período de indução pode ser usado como uma indicação da tendência da gasolina do motor formar goma em armazenagem. Contudo, é necessário reconhecer que a sua correlação com a formação de goma em armazenagem pode variar significativamente em condições de armazenagem diferentes e com gasolinas diferentes.

    1.1 Este método de ensaio abrange a determinação da estabilidade da gasolina somente na forma final, sob condições de oxidação acelerada. (Aviso – este método de ensaio2 não é usado para determinar a estabilidade dos componentes da gasolina, especialmente aqueles com alta porcentagem de compostos insaturados com baixo ponto de ebulição, pois esses podem causar explosões no aparelho. Contudo, devido à natureza desconhecida de determinadas amostras, o vaso de pressão deve incluir um disco de ruptura para proteger o operador.) OBSERVAÇÃO 1 – para a medição da estabilidade à oxidação da gasolina pela medição da goma potencial, consulte o Método de ensaio D873, ou o Método de ensaio do IP 138. OBSERVAÇÃO 2 – os dados de precisão foram desenvolvidos com gasolinas derivadas somente de fontes de hidrocarboneto sem oxigenados.

    1.2 A unidade do SI de precisão aceita é o kiloPascal (kPa) e da temperatura é °C.

    1.3 AVISO – o mercúrio foi classificado por muitos órgãos reguladores como um material perigoso que pode causar danos ao sistema nervoso central, aos rins e ao fígado. Mercúrio (ou seu vapor) pode ser perigoso para a saúde e corrosivo para materiais. Deve-se ter cuidado ao manusear mercúrio e produtos contendo mercúrio. Consulte a ficha de dados de segurança do material aplicável (FISPQ) para obter detalhes e o site da EPA – http://www.epa.gov/mercury/faq.htm – para obter mais informações. Os usuários devem estar cientes de que a venda de mercúrio e/ou de produtos contendo mercúrio em seu estado ou país pode ser proibida por lei.

    1.4 Esta norma não pretende abordar todas as preocupações de segurança, se houver, associadas à sua utilização. É responsabilidade do usuário desta norma estabelecer práticas apropriadas de saúde e segurança e determinar a aplicabilidade das limitações regulatórias antes do uso.