If you are an ASTM Compass Subscriber and this document is part of your subscription, you can access it for free at ASTM Compass
    ASTM D4629 - 17

    Método de ensaio padrão para Rastrear nitrogênio em hidrocarbonetos líquidos por combustão oxidativa de seringa/entrada e detecção de quimioluminescência

    Active Standard ASTM D4629 Developed by Subcommittee: D02.03

    Book of Standards Volume: 05.02


      Format Pages Price  
    PDF 7 $200.00   ADD TO CART

    Historical Version(s) - view previous versions of standard

    Translated Standard(s): English

    ASTM License Agreement

    More D02.03 Standards Related Products


    Significance and Use

    4.1 Alguns catalisadores de processo usados no refino de petróleo e produtos químicos podem estar envenenados quando vestígios de materiais nitrogenados uniformes estão contidos nas matérias-primas. Este método de ensaio pode ser usado para determinar o nitrogênio ligado em materiais do processo e pode ser usado para controlar compostos nitrogenados em produtos acabados.

    1.1 Este método de ensaio abrange a determinação do nitrogênio total residual naturalmente encontrado nos hidrocarbonetos líquidos que entram em ebulição no intervalo de aproximadamente 50 °C a 400 °C, com viscosidades entre aproximadamente 0,2 cSt e 10 cSt (mm2/s) à temperatura ambiente. Este método de ensaio é aplicável a naftas, destilados e óleos contendo de 0,3 mg/kg a 100 mg/kg de nitrogênio total. Para hidrocarbonetos líquidos contendo mais de 100 mg/kg de nitrogênio total, o Método de ensaio D5762 pode ser mais adequado. Este método de ensaio foi aplicado com sucesso, durante estudos interlaboratoriais, a amostras de tipos fora do escopo por diluição da amostra em um solvente apropriado para trazer a concentração total de nitrogênio e a viscosidade para dentro da faixa coberta pelo método de ensaio. No entanto, é responsabilidade do analista verificar a solubilidade da amostra no solvente e que a introdução direta da amostra diluída pela seringa no forno não cause resultados baixos devido à pirólise da amostra ou do solvente na agulha da seringa.

    1.2 Os valores definidos nas unidades do SI devem ser considerados padrão. Nenhuma outra unidade de medida está incluída nesta norma.

    1.3 Esta norma não pretende abordar todas as preocupações de segurança, se houver, associadas à sua utilização. É responsabilidade do usuário desta norma estabelecer práticas apropriadas de saúde e segurança e determinar a aplicabilidade das limitações regulatórias antes do uso. Consulte 6.2, 6.4, 6.5, 6.9 e a Seção 7.

    1.4 Este padrão internacional foi desenvolvido de acordo com os princípios internacionalmente reconhecidos sobre padronização estabelecidos na Decisão sobre os princípios para o desenvolvimento de normas, guias e recomendações internacionais emitidos pelo Comitê de obstáculos técnicos ao comércio (TBT) da Organização Mundial do Comércio.