ASTM D4308 - 13

    Método de ensaio padrão para Condutividade elétrica de hidrocarbonetos líquidos por medidor de precisão

    Active Standard ASTM D4308 Developed by Subcommittee: D02.J0.04

    Book of Standards Volume: 05.02


      Format Pages Price  
    PDF 9 $50.00   ADD TO CART

    Historical Version(s) - view previous versions of standard

    Translated Standard(s): English

    ASTM License Agreement

    More D02.J0.04 Standards Related Products


    Significance and Use

    5.1 A geração e dissipação da carga eletrostática no combustível pelo manuseio depende em grande parte das espéciesiônicas presentes que podem ser caracterizadas pela condutividade elétrica em repouso ou equilíbrio. O tempo para a cargaestática dissipar é inversamente relacionado à condutividade. Este método de ensaio pode complementar o Método de ensaioD2624, que é limitado a combustíveis que contenham um aditivo dissipador estático.

    OBSERVAÇÃO 1 – para fluidos de baixa condutividade abaixo de 1 pS/m em condutividade, uma técnica de medição de CA é preferível aum método de ensaio de CC para detectar a condutividade elétrica de granéis líquidos. Este método de ensaio de CC pode ser usado emcondutividades de 0,1 a 1 pS/m se forem observados cuidados na limpeza das células e no manuseio das amostras. É preciso esperar 15minutos após o enchimento da célula antes de medir as condutividades de CC abaixo de 1 pS/m. Foi conduzido um programa com umlaboratório comparando este método de ensaio aos Métodos de ensaio de CA D150.

    1.1 Este método de ensaio abrange e aplica a determinação da condutividade elétrica em “repouso” de combustíveis deaviação e outros líquidos semelhantes de hidrocarbonetos de baixa condutividade na faixa de 0,1 a 2000 pS/m (consulte 3.1.2).Este método de ensaio pode ser usado no laboratório ou em campo.

    1.2 Os valores indicados no sistema internacional de unidades (SI) devem ser considerados como padrão. Nenhuma outraunidade de medida está incluída nesta norma.

    1.3 Aviso – o mercúrio foi classificado por muitos órgãos reguladores como um material perigoso que pode causar danosao sistema nervoso central, aos rins e ao fígado. Mercúrio (ou seu vapor) pode ser perigoso para a saúde e corrosivo paramateriais. Deve-se ter cuidado ao manusear mercúrio e produtos contendo mercúrio. Consulte a ficha de dados de segurançado material pertinente (FISPQ) para obter detalhes e o site da EPA – http://www.epa.gov/mercury/faq.htm – para obter maisinformações. Os usuários devem estar cientes de que a venda de mercúrio e/ou de produtos contendo mercúrio em seu estadoou país pode ser proibida por lei.

    1.4 Esta norma não pretende abordar todas as preocupações de segurança, se houver, associadas à sua utilização. Éresponsabilidade do usuário desta norma estabelecer práticas apropriadas de saúde e segurança e determinar aaplicabilidade das limitações regulatórias antes do uso. Para recomendações específicas, consulte 7.1.1, 7.2, 8.3 e o AnexoA1.