If you are an ASTM Compass Subscriber and this document is part of your subscription, you can access it for free at ASTM Compass
    ASTM D4007 - 11(2016)e1

    Método de ensaio padrão para Água e sedimentos em óleos combustíveis pelo Método de centrifugação (procedimento laboratorial)

    Active Standard ASTM D4007 Developed by Subcommittee: D02.02

    Book of Standards Volume: 05.01


      Format Pages Price  
    PDF 20 $200.00   ADD TO CART

    Historical Version(s) - view previous versions of standard

    Translated Standard(s): English

    ASTM License Agreement

    More D02.02 Standards Related Products


    Significance and Use

    4.1 O teor de água e de sedimentos do óleo cru é significativo porque pode causar corrosão do equipamento e problemas no processamento. A determinação do teor de água e sedimentos é necessária para medir com precisão os volumes líquidos reais de óleo nas vendas, impostos, trocas e transferências de custódia. Não se espera que este método de ensaio, que é escrito com uma instalação de laboratório dedicada em mente, seja provavelmente usado em salas de ensaio de campo ou salas de amostra devido a preocupações de segurança para ventilação e manipulação adequadas.

    4.2 Este método de ensaio pode não ser adequado para óleos crus contendo álcoois solúveis em água. Nos casos em que o impacto sobre os resultados podem ser significativos, o usuário deve considerar usar outro método de ensaio, como o Método de ensaio D4928 (API MPMS, capítulo 10.9).

    1.1 Este método de ensaio descreve a determinação laboratorial de água e sedimentos em óleos crus por meio do procedimento de centrifugação. Este método de centrifugação para determinação de água e sedimentos em óleos crus não é totalmente satisfatório. A quantidade de água detectada é quase sempre menor do que o teor real de água. Quando é necessário um valor altamente preciso, devem ser usados os procedimentos revisados para a água por destilação, o Método de ensaio D4006 (API MPMS, capítulo10.2) (Observação 1), e sedimento por extração, Método de ensaio D473 (API MPMS, capítulo10.1).

    OBSERVAÇÃO 1 – determinou-se que o Método de ensaio D4006 (API MPMS, capítulo10.2) é o método preferido e mais preciso para determinação de água.

    1.2 Os valores indicados no sistema internacional de unidades devem ser considerados como padrão.

    1.2.1 Exceção – os valores informados entre parênteses são apenas para fins informativos.

    1.3 Esta norma não pretende abordar todas as preocupações de segurança, se houver, associadas à sua utilização. É responsabilidade do usuário desta norma estabelecer práticas apropriadas de saúde e segurança e determinar a aplicabilidade das limitações regulatórias antes do uso. Para advertências específicas, consulte as seções 6.1, 8.3 e A1.5.4.