ASTM D2896 - 15

    Método de ensaio padrão para Número básico de derivados de petróleo por titulação potenciométrica de ácido perclórico

    Active Standard ASTM D2896 Developed by Subcommittee: D02.06

    Book of Standards Volume: 05.01


      Format Pages Price  
    PDF 13 $50.00   ADD TO CART

    Historical Version(s) - view previous versions of standard

    Translated Standard(s): English

    ASTM License Agreement

    More D02.06 Standards Related Products


    1. Escopo

    1.1 Este método de ensaio aborda a determinação dos constituintes básicos de derivados de petróleo por titulação com ácido perclórico em ácido acético glacial.

    1.2 Os Procedimentos A e B usam volumes de solvente de titulação e pesos de amostra diferentes.

    OBSERVAÇÃO 1 – um ensaio "round-robin" com uma série de óleos e concentrados aditivos novos e usados mostrou que os dois procedimentos geram resultados estatisticamente equivalentes.

    1.3 O Apêndice X2 trata do uso de um sistema com solvente alternativo, que elimina o uso de clorobenzeno neste método de ensaio. O uso do solvente alternativo gera resultados estatisticamente equivalentes; porém, sua precisão é menor. O parágrafo X2.5.5 tem orientações para a comparação de resultados usando os dois solventes diferentes.

    1.4 Os constituintes que podem ser considerados como tendo características básicas incluem bases orgânicas e inorgânicas, compostos de amina, sais de ácidos fracos (sabões), sais básicos de bases poliácidas e sais de metais pesados.

    OBSERVAÇÃO 2 – este método de ensaio se aplica tanto a óleos novos quanto a óleos usados, conforme descritos nas seções 16, 17 e 19 e no Apêndice X1.

    1.5 Este método de ensaio pode ser usado para determinar o número básico > 300 mg KOH/g. Entretanto, o relatório de precisão da seção 19 foi obtido apenas com número básico ≤ 300 mg KOH/g.

    1.6 Os valores indicados no sistema internacional de unidades devem ser considerados como padrão. Nenhuma outra unidade de medida está incluída nesta norma.

    1.7 Esta norma não pretende abordar todas as preocupações de segurança, se houver, associadas à sua utilização. É responsabilidade do usuário desta norma estabelecer práticas apropriadas de saúde e segurança e determinar a aplicabilidade das limitações regulatórias antes do uso. Para instruções de advertência específicas, consulte a Seção 7, a Seção 10 e X2.2.