ASTM D2624 - 15

    Active Standard ASTM D2624 Developed by Subcommittee: D02.J0.04

    Book of Standards Volume: 05.01


      Format Pages Price  
    PDF 14 $56.00   ADD TO CART

    Historical Version(s) - view previous versions of standard

    Translated Standard(s): English

    ASTM License Agreement

    More D02.J0.04 Standards Related Products


    Significance and Use

    5.1 A capacidade do combustível para dissipar uma carga gerada durante as operações de bombeamento e filtragem é controlada por sua condutividade elétrica, que depende do teor de espécies iônicas. Se a condutividade for suficientemente alta, as cargas serão dissipadas rápido o bastante para impedir que se acumulem e evitar potenciais perigosamente altos em um taque receptor.

    1.1 Esses métodos de ensaio abrangem a determinação da condutividade elétrica dos combustíveis destilados e para aviação com e sem um aditivo dissipador de estática. Os métodos de ensaio fornecem normalmente uma medição da condutividade quando o combustível está descarregado, ou seja, eletricamente em repouso (conhecido por condutividade intrínseca).

    1.2 Há dois métodos de ensaio para ensaios de campo da condutividade de combustíveis. São eles: (1) medidores portáteis para a medição em tanques ou em campo ou medição laboratorial de amostras de combustível, e (2) medidores em linha para a medição contínua das condutividades do combustível em um sistema de distribuição de combustível. Quando usar medidores portáteis, tenha cuidado ao permitir o relaxamento das cargas elétricas residuais antes da medição para evitar a contaminação do combustível.

    1.3 Os valores definidos em unidades do SI devem ser considerados padrão. Nenhuma outra unidade de medição é incluída nesta norma.

    1.4 Esta norma não pretende abordar todas as preocupações de segurança, se houver, associadas à sua utilização. É responsabilidade do usuário desta norma estabelecer práticas apropriadas de saúde e segurança e determinar a aplicabilidade das limitações regulatórias antes do uso. Para recomendações específicas, consulte 7.1, 7.1.1, e 11.2.1.