ASTM D1796 - 11(2016)

    Método de ensaio padrão para Água e sedimentos em óleos combustíveis pelo método de centrifugação (procedimento laboratorial)

    Active Standard ASTM D1796 Developed by Subcommittee: D02.02

    Book of Standards Volume: 05.01


      Format Pages Price  
    PDF 11 $50.00   ADD TO CART

    Historical Version(s) - view previous versions of standard

    Translated Standard(s): English

    ASTM License Agreement

    More D02.02 Standards Related Products


    Significance and Use

    4.1 O teor de água e de sedimentos do óleo combustível é significativo porque pode causar corrosão do equipamento e problemas no processamento. A determinação do teor de água e sedimentos é necessária para medir com precisão os volumes líquidos reais de óleo combustível nas vendas, impostos, trocas e transferências de custódia.

    4.2 Este método de ensaio pode não ser adequado para produtos contendo álcoois solúveis em água. Nos casos em que o impacto sobre os resultados pode ser significativo, o usuário deve considerar usar outro método de ensaio, como o Método de ensaio D6304.

    1.1 Este método de ensaio descreve a determinação laboratorial de água e sedimentos em óleos combustíveis na faixa de 0% a 30% de volume por meio do procedimento de centrifugação.

    OBSERVAÇÃO 1 – com alguns tipos de óleos combustíveis, como os residuais ou destilados contendo componentes residuais, é difícil obter o teor de água ou de sedimentos com esse método de ensaio. Quando essa situação ocorrer, pode ser usado o Método de ensaio D95 (API MPMS, capítulo 10.5) ou o Método de ensaio D473 (API MPMS, capítulo 10.1).

    OBSERVAÇÃO 2 – API MPMS capítulo 10.6 (Método de ensaio D1796) junto com o API MPMS, capítulo 10.3 (Método de ensaio D4007) anteriormente substituído pela norma API 2548.

    1.2 Os valores definidos nas unidades do SI devem ser considerados padrão. Os valores informados entre parênteses são apenas para fins informativos.

    1.3 Esta norma não pretende abordar todas as preocupações de segurança, se houver, associadas à sua utilização. É responsabilidade do usuário desta norma estabelecer práticas apropriadas de saúde e segurança e determinar a aplicabilidade das limitações regulatórias antes do uso. Para uma declaração de precaução específica, consulte 6.1.