ASTM D1613 -

    Método de ensaio padrão para Acidez em solventes voláteis e produtos químicos intermediários utilizados em tintas, vernizes, laca e produtos relacionados

    Active Standard ASTM D1613 Developed by Subcommittee:

    Book of Standards Volume: 06.04


      Format Pages Price  
    PDF 4 $44.00   ADD TO CART

    Historical Version(s) - view previous versions of standard

    Translated Standard(s): English

    ASTM License Agreement

    More Standards Related Products


    Significance and Use

    4.1 Este método de ensaio é útil para determinar níveis baixos de acidez, abaixo de 0,05%, em compostos orgânicos e misturas de hidrocarbonetos. A acidez total é calculada como ácido acético ou miligramas de hidróxido de sódio por grama de amostra.

    4.2 A acidez pode estar presente como um resultado da contaminação, decomposição durante o armazenamento ou a distribuição, ou fabricação. Este método de ensaio pode ser usado para avaliar a conformidade com a especificação.

    1.1 Este método de ensaio abrande a determinação da acidez total como ácido acético, em concentrações abaixo de 0,05% em compostos orgânicos e misturas de hidrocarbonetos usadas em solventes ou diluentes de tinta, verniz e laca. Sabe-se que é aplicável a misturas como álcoois saturados e insaturados de baixo peso molecular, cetonas, éteres, ésteres, diluentes de hidrocarbonetos, nafta e outras frações leves de petróleo destilado.

    1.2 Para fins de determinação da conformidade de um valor observado ou calculado usando este método de ensaio para especificações relevantes, o(s) resultado(s) de ensaio deve(m) ser arredondado(s) para “a unidade mais próxima” no último dígito à direita usado para expressar o limite de especificação, de acordo com o método de arredondamento da Prática E29.

    1.3 Os valores definidos nas unidades do SI devem ser considerados padrão. Os valores informados entre parênteses são apenas para fins informativos.

    1.4 Para obter informações e orientações específicas sobre riscos, consulte a ficha técnica de segurança do fornecedor.

    1.5 Esta norma não pretende abordar as preocupações de segurança, se houver, associadas à sua utilização. É responsabilidade de quem usar esta norma consultar e estabelecer práticas apropriadas de saúde e segurança e determinar a aplicabilidade das limitações regulatórias antes do uso.