If you are an ASTM Compass Subscriber and this document is part of your subscription, you can access it for free at ASTM Compass
    ASTM D1500 - 12(2017)

    Método de ensaio padrão para Cor dos produtos petrolíferos ASTM (Escala de cores ASTM)

    Active Standard ASTM D1500 Developed by Subcommittee: D02.05

    Book of Standards Volume: 05.01


      Format Pages Price  
    PDF 7 $200.00   ADD TO CART

    Historical Version(s) - view previous versions of standard

    Translated Standard(s): English

    ASTM License Agreement

    More D02.05 Standards Related Products


    Significance and Use

    4.1 A determinação da cor dos produtos petrolíferos é utilizada principalmente para fins de controle de fabricação e é uma característica importante de qualidade, pois a cor é prontamente observada pelo usuário do produto. Em alguns casos, a cor pode servir como uma indicação do grau de refinamento do material. Quando a gama de cores de determinado produto é conhecida, uma variação fora do intervalo estabelecido pode indicar uma possível contaminação com outro produto. No entanto, a cor nem sempre é um guia confiável da qualidade do produto e não deve ser usada indiscriminadamente nas especificações do produto.

    1.1 Este método de ensaio abrange a determinação visual da cor de uma grande variedade de produtos petrolíferos, como óleos lubrificantes, óleos de aquecimento, óleos diesel combustível e ceras petrolíferas. OBSERVAÇÃO 1 – o Método de ensaio D156 é aplicável a produtos refinados com uma cor ASTM mais clara que 0,5.

    1.2 Este método de ensaio informa os resultados específicos para o método de ensaio e registrados como "Cor ASTM".

    1.3 Esta norma não pretende abordar todas as preocupações de segurança, se houver, associadas à sua utilização. É responsabilidade do usuário desta norma estabelecer práticas apropriadas de saúde e segurança e meio-ambiente e determinar a aplicabilidade das limitações regulatórias antes do uso.

    1.4 Este padrão internacional foi desenvolvido de acordo com os princípios internacionalmente reconhecidos sobre padronização estabelecidos na Decisão sobre os princípios para o desenvolvimento de normas, guias e recomendações internacionais emitidos pelo Comitê de Obstáculos Técnicos ao Comércio (TBT) da Organização Mundial do Comércio.