ASTM D1322 - 18

    Método de ensaio padrão para Ponto de fumaça de combustível para turbina de aviação e querosene

    Active Standard ASTM D1322 Developed by Subcommittee: D02.J0.03

    Book of Standards Volume: 05.01


      Format Pages Price  
    PDF 17 $56.00   ADD TO CART

    Historical Version(s) - view previous versions of standard

    Translated Standard(s): English

    ASTM License Agreement

    More D02.J0.03 Standards Related Products


    Significance and Use

    5. Importância e uso

    5.1 Este método de ensaio fornece uma indicação das propriedades relativas de produção de fumaça de combustíveis para turbina de aviação e querosenes em uma chama de difusão. O ponto de fumaça está relacionado com a composição do tipo de hidrocarboneto desses combustíveis. Geralmente, quanto mais aromático é o combustível, mais fumaça a chama produz. Um ponto de fumaça alto indica um combustível de baixa tendência de produção de fumaça.

    5.2 O ponto de fumaça é quantitativamente relacionado ao potencial transferência de calor radiante dos produtos de combustão do combustível. Como a transferência de calor radiante exerce uma forte influência na temperatura do metal dos revestimentos do combustor e de outras partes da seção quente das turbinas a gás, o ponto de fumaça fornece uma base para a correlação das características do combustível com a vida útil desses componentes. .

    1. Escopo

    1.1 Este método de ensaio abrange dois procedimentos para determinação do ponto de fumaça de combustível para turbina de aviação e querosene, um procedimento manual e um procedimento automatizado, que dão resultados com precisões diferentes.

    1.2 O procedimento automatizado é o procedimento de referência.

    1.3 Os valores indicados no sistema internacional de unidades devem ser considerados como padrão. Nenhuma outra unidade de medida está incluída nesta norma.

    1.4 Esta norma não pretende abordar todas as preocupações de segurança, se houver, associadas à sua utilização. É responsabilidade do usuário desta norma estabelecer práticas apropriadas de saúde e segurança e meio ambiente e determinar a aplicabilidade das limitações regulatórias antes do uso.

    1.5 Este padrão internacional foi desenvolvido de acordo com os princípios internacionalmente reconhecidos sobre padronização estabelecidos na Decisão sobre os princípios para o desenvolvimento de normas, guias e recomendações internacionais emitidos pelo Comitê de Obstáculos técnicos ao comércio (TBT) da Organização Mundial do Comércio.