ASTM D1209 - 05(2019)

    Método de ensaio padrão para Cor de líquidos claros (escala de platina-cobalto)

    Active Standard ASTM D1209 Developed by Subcommittee: D01.35

    Book of Standards Volume: 06.04


      Format Pages Price  
    PDF 5 $46.00   ADD TO CART

    Historical Version(s) - view previous versions of standard

    Translated Standard(s): English

    ASTM License Agreement

    More D01.35 Standards Related Products


    Significance and Use

    3.1 A propriedade de cor de um solvente varia em importância de acordo com a aplicação a que se destina, a quantidade de cor que pode ser tolerada dependente das características de cor do material em que é utilizado. Os solventes ou diluentes de tinta, verniz e laca atualmente disponíveis no mercado normalmente têm pouca ou nenhuma cor. A presença ou ausência de cor nesses materiais indica o grau de refinamento a que o solvente foi submetido ou da limpeza do recipiente de transporte ou armazenamento em que é manuseado, ou de ambos.

    1.1 Este método de ensaio descreve um procedimento para medição visual da cor de líquidos essencialmente claros (Observação 1). Aplica-se apenas a materiais em que os corpos produtores de cor presentes tenham características de absorção de luz quase idênticas às dos padrões de cor platina-cobalto utilizados.

    OBSERVAÇÃO 1 – um procedimento para estimar a cor de líquidos mais escuros, descrito para soluções bases de nitrocelulose solúvel, é fornecido no Guia D365.

    1.2 Para fins de determinação da conformidade de um valor observado ou calculado usando este método de ensaio para especificações relevantes, o(s) resultado(s) de ensaio deve(m) ser arredondado(s) para “a unidade mais próxima” no último dígito à direita usado para expressar o limite de especificação, conforme o método de arredondamento da Prática E29.

    1.3 Os valores indicados no sistema internacional de unidades (SI) devem ser considerados como padrão. Nenhuma outra unidade de medida está incluída nesta norma.

    1.4 Para obter informações específicas sobre perigos, consulte a ficha de dados de segurança do material.

    1.5 Esta norma não pretende abordar todas as preocupações de segurança, se houver, associadas à sua utilização. É responsabilidade do usuário desta norma estabelecer práticas apropriadas de saúde, segurança e meio ambiente e determinar a aplicabilidade das limitações regulatórias antes do uso. Para advertências de perigo específicas, consulte a seção 6.

    1.6 Este padrão internacional foi desenvolvido de acordo com os princípios internacionalmente reconhecidos sobre padronização estabelecidos na Decisão sobre os Princípios para o desenvolvimento de normas, guias e recomendações internacionais emitidos pelo Comitê de obstáculos técnicos ao comércio (TBT) da Organização Mundial do Comércio.