ASTM C989/C989M - 18a

    Especificação padrão para Cimento de escórias para uso em concreto e argamassas

    Active Standard ASTM C989 / C989M Developed by Subcommittee: C09.27

    Book of Standards Volume: 04.02


      Format Pages Price  
    PDF 9 $52.00   ADD TO CART

    Historical Version(s) - view previous versions of standard

    Translated Standard(s): English

    ASTM License Agreement

    More C09.27 Standards Related Products


    1.1 Esta especificação abrange o cimento de escórias para uso como um material cimentício em concreto e argamassa. OBSERVAÇÃO 1 – o material descrito nesta especificação pode ser usado para misturar com o cimento Portland para produzir um cimento que atenda aos requisitos da Especificação C595/C595M ou como um ingrediente separado em misturas de concreto ou argamassa. O material também pode ser útil em uma variedade de rebocos e argamassas e, quando usado com um ativador apropriado, como o principal material cimentícios em algumas aplicações.OBSERVAÇÃO 2 – informações sobre os aspectos técnicos do uso do material descrito nesta especificação estão contidas no Apêndice X1, Apêndice X2 e Apêndice X3. Informações mais detalhadas sobre esse assunto estão contidas em ACI 233R-17.

    1.2 Os valores indicados em unidades de polegada-libra ou em unidades do SI devem ser considerados separadamente. No texto, as unidades de polegada-libra são mostradas em colchetes. Os valores informados em cada sistema podem não ser equivalentes exatos; portanto, cada sistema deve ser usado independentemente do outro. Os valores combinados dos dois sistemas podem resultar em não conformidade com o padrão. Os valores são indicados somente em unidades do SI quando unidades de polegada-libra não são usadas na prática.

    1.3 O texto desta norma faz referência às observações e notas de rodapé que fornecem informações explicativas. Essas observações e notas de rodapé (excluindo aquelas em tabelas) não devem ser consideradas requisitos desta norma.

    1.4 As seguintes ressalvas sobre riscos à segurança referem-se apenas aos métodos de ensaio descritos nesta especificação. Esta norma não pretende abordar todas as preocupações de segurança, se houver, associadas à sua utilização. É responsabilidade do usuário desta norma estabelecer práticas apropriadas de saúde, segurança e meio ambiente e determinar a aplicabilidade das limitações regulatórias antes do uso.

    1.5 Esta norma internacional foi desenvolvida de acordo com os princípios internacionalmente reconhecidos sobre padronização estabelecidos na Decisão sobre os Princípios para o desenvolvimento de normas, guias e recomendações internacionais emitidos pelo Comitê de obstáculos técnicos ao comércio (TBT) da Organização Mundial do Comércio.