Active Standard ASTM C33 / C33M Developed by Subcommittee: C09.20
Book of Standards Volume: 04.02
  | Format | Pages | Price |   |
![]() |
14 | $52.00 | ![]() |
Historical Version(s) - view previous versions of standard
Translated Standard(s): English
1.1 Esta especificação define os requisitos para granulometria e qualidade de agregados miúdos e graúdos (diferentes de agregados leves ou pesados) para uso em concreto.
1.2 Esta especificação é para uso por um empreiteiro, fornecedor de concreto ou outro comprado como parte do documento de compra descrevendo o material a ser fornecido.
OBSERVAÇÃO 1 – esta especificação é considerada como adequada para verificar materiais satisfatórios para a maioria dos concretos. É reconhecido que, para determinadas obras ou regiões, ela pode ser mais ou menos restritivo do que o necessário. Por exemplo, quando a estética é importante, podem ser considerados limites mais restritivos em relação às impurezas que mancham a superfície do concreto. O especificador deve se certificar se os agregados especificados estão ou podem se tornar disponíveis na área da obra, em relação à granulometria, propriedades químicas ou físicas, ou uma combinação dessas.
1.3 Esta especificação também é para uso em especificações do projeto para definir a qualidade do agregado, o tamanho nominal máximo do agregado e outros requisitos específicos de granulometria. Os responsáveis pela seleção das proporções para a mistura de concreto devem ter a responsabilidade de terminar as proporções de agregados miúdos e graúdos e a adição de tamanhos de agregado misturado, se exigido ou aprovado.
1.4 Os valores indicados em unidades de polegada-libra ou em unidades do SI devem ser considerados separadamente. Os valores informados em cada sistema podem não ser equivalentes exatos; portanto, cada sistema deve ser usado independentemente do outro. Os valores combinados dos dois sistemas podem resultar em não conformidade com o padrão.
1.5 O texto desta norma se refere às observações e notas de rodapé que fornecem material explicativo. Essas observações e notas de rodapé (excluindo-se as presentes em tabelas e figuras) não devem ser consideradas requisitos desta norma.
1.6 Esta norma internacional foi desenvolvida de acordo com os princípios internacionalmente reconhecidos sobre padronização estabelecidos na Decisão sobre os Princípios para o desenvolvimento de normas, guias e recomendações internacionais emitidos pelo Comitê de obstáculos técnicos ao comércio (TBT) da Organização Mundial do Comércio.