ASTM C330/C330M - 17a

    Especificação padrão para Agregados leves para concreto estrutural

    Active Standard ASTM C330 / C330M Developed by Subcommittee: C09.21

    Book of Standards Volume: 04.02


      Format Pages Price  
    PDF 6 $46.00   ADD TO CART

    Historical Version(s) - view previous versions of standard

    Translated Standard(s): English

    ASTM License Agreement

    More C09.21 Standards Related Products


    1.1 Esta especificação abrange os agregados leves destinados ao uso em concreto estrutural em que as principais considerações são a redução da densidade e a manutenção da resistência à compressão do concreto. Os procedimentos abrangidos nesta especificação não se destinam ao controle de concreto da obra.

    1.2 Os valores indicados em unidades de polegada-libra ou em unidades do SI devem ser considerados separadamente. Os valores informados em cada sistema podem não ser equivalentes exatos; portanto, cada sistema deve ser usado independentemente do outro. Os valores combinados dos dois sistemas podem resultar em não conformidade com o padrão.

    1.2.1 Com relação a outras unidades de medida, os valores indicados em unidades de polegada-libra devem ser considerados como padrão.

    1.3 O texto desta norma se refere às observações e notas de rodapé que fornecem material explicativo. Essas observações e notas de rodapé (excluindo-se as presentes em tabelas e figuras) não devem ser consideradas requisitos da norma. OBSERVAÇÃO 1 – esta especificação é considerada adequada para garantir agregados leves satisfatórios para a maioria dos concretos. É sabido que pode ser mais ou menos restritiva do que o necessário para algumas condições e para fins especiais, como resistência ao fogo, enchimento e condições de concreto, cujo uso se baseia em ensaios de carga em vez de procedimentos convencionais de projeto.

    1.4 Esta norma internacional foi desenvolvida de acordo com os princípios internacionalmente reconhecidos sobre padronização estabelecidos na Decisão sobre os Princípios para o desenvolvimento de normas, guias e recomendações internacionais emitidos pelo Comitê de obstáculos técnicos ao comércio (TBT) da Organização Mundial do Comércio.