If you are an ASTM Compass Subscriber and this document is part of your subscription, you can access it for free at ASTM Compass
    ASTM C138/C138M - 17a

    Método de ensaio padrão para Densidade (peso unitário), rendimento e teor de ar (gravimétrico) do concreto

    Active Standard ASTM C138 / C138M Developed by Subcommittee: C09.60

    Book of Standards Volume: 04.02


      Format Pages Price  
    PDF 10 $62.00   ADD TO CART

    Historical Version(s) - view previous versions of standard

    Translated Standard(s): English

    ASTM License Agreement

    More C09.60 Standards Related Products


    1.1 Este método de ensaio abrange a determinação da densidade (consulte a Observação 1) de concreto recém-misturado e fornece fórmulas para calcular o rendimento, teor de cimento e teor de ar do concreto. O rendimento é definido como o volume de concreto produzido de uma mistura de quantidades conhecidas dos materiais do componente.

    1.2 Os valores indicados em unidades de polegada-libra ou em unidades do SI devem ser considerados separadamente. Os valores informados em cada sistema podem não ser equivalentes exatos; portanto, cada sistema deve ser usado independentemente do outro. Os valores combinados dos dois sistemas podem resultar em não conformidade com o padrão.

    OBSERVAÇÃO 1 – peso unitário era a terminologia anterior usada para descrever a propriedade determinada por este método de ensaio, que é massa por unidade de volume.

    1.3 O texto deste método de ensaio se refere às observações e notas de rodapé que fornecem informações explicativas. Essas observações e notas de rodapé (excluindo aquelas em tabelas) não devem ser consideradas requisitos deste método de ensaio.

    1.4 Esta norma não pretende abordar todas as preocupações de segurança, se houver, associadas à sua utilização. É responsabilidade do usuário desta norma estabelecer práticas apropriadas de saúde e segurança e determinar a aplicabilidade das limitações regulatórias antes do uso. (Aviso – misturas cimentícias hidráulicas frescas são cáusticas e podem causar queimaduras químicas na pele e tecidos após exposição prolongada. )

    1.5 Esta norma internacional foi desenvolvida de acordo com os princípios internacionalmente reconhecidos sobre padronização estabelecidos na Decisão sobre os Princípios para o desenvolvimento de normas, guias e recomendações internacionais emitidos pelo Comitê de obstáculos técnicos ao comércio (TBT) da Organização Mundial do Comércio.