If you are an ASTM Compass Subscriber and this document is part of your subscription, you can access it for free at ASTM Compass
    ASTM C1157/C1157M - 20a

    Especificação de desempenho padrão para Cimento hidráulico

    Active Standard ASTM C1157 / C1157M Developed by Subcommittee: C01.10

    Book of Standards Volume: 04.01


      Format Pages Price  
    PDF 7 $62.00   ADD TO CART

    Historical Version(s) - view previous versions of standard

    Translated Standard(s): English

    ASTM License Agreement

    More C01.10 Standards Related Products


    1.1 Essa especificação de desempenho abrange os cimentos hidráulicos para aplicações gerais e especiais. Não há restrições na composição do cimento ou de seus constituintes (consulte a Observação 1).

    OBSERVAÇÃO 1 – existem dois padrões de cimento hidráulico relacionados, Especificação C150/C150M para cimento Portland e Especificações C595/C595M para cimentos misturados, os dois contêm requisitos indicativos e de desempenho

    1.2 Essa especificação de desempenho classifica os cimentos com base em requisitos específicos para uso geral, alta resistência inicial, resistência ao ataque de sulfatos e calor de hidratação. São fornecidos requisitos opcionais para a propriedade de baixa reatividade com agregados reativos a álcalis e sílica e para cimentos com incorporador de ar.

    1.3 Os valores indicados em unidades de polegada-libra ou em unidades do SI devem ser considerados separadamente. Os valores informados em cada sistema podem não ser equivalentes exatos; portanto, cada sistema deve ser usado independentemente do outro. Os valores combinados dos dois sistemas podem resultar em não conformidade com o padrão. Os valores em unidades do SI [ou unidades de polegada-libra] devem ser obtidos pela medição em unidades do SI [ou unidades de polegada-libra] ou por conversão apropriada, usando as regras de conversão e arredondamento fornecidas em IEEE/ASTM SI 10, para medições feitas em outras unidades [ou unidades do SI]. Os valores são indicados somente em unidades do SI quando unidades de polegada-libra não são usadas na prática.

    1.4 O texto desta especificação de desempenho se refere às observações e notas de rodapé que fornecem material explicativo. Essas observações e notas de rodapé (excluindo as presentes em tabelas e figuras) não são requisitos da norma.

    1.5 Esta norma não pretende abordar todas as preocupações de segurança, se houver, associadas à sua utilização. É responsabilidade do usuário desta norma estabelecer práticas apropriadas de saúde, segurança e meio ambiente e determinar a aplicabilidade das limitações regulatórias antes do uso.

    1.6 Esta norma internacional foi desenvolvida de acordo com os princípios internacionalmente reconhecidos sobre padronização estabelecidos na Decisão sobre os Princípios para o desenvolvimento de normas, guias e recomendações internacionais emitidos pelo Comitê de obstáculos técnicos ao comércio (TBT) da Organização Mundial do Comércio.