If you are an ASTM Compass Subscriber and this document is part of your subscription, you can access it for free at ASTM Compass
    ASTM A955/A955M - 20c

    Especificação padrão para Barras de aço inoxidável deformadas e planas para reforço de concreto

    Active Standard ASTM A955 / A955M Developed by Subcommittee: A01.05

    Book of Standards Volume: 01.04


      Format Pages Price  
    PDF 18 $69.00   ADD TO CART

    Historical Version(s) - view previous versions of standard

    Translated Standard(s): English

    ASTM License Agreement

    More A01.05 Standards Related Products


    1.1 Esta especificação abrange barras de aço inoxidável deformadas e planas para reforço de concreto em comprimentos de corte e bobinas usados em aplicações que exigem resistência à corrosão, propriedades mecânicas restritivas ou permeabilidade magnética controlada. Esta especificação estabelece uma razão entre a resistência à tração real mínima e a tensão de escoamento real (Tabela 3). Os tamanhos e dimensões padrão das barras deformadas e sua designação numérica devem ser os listados em Tabela 1.

    1.1.1 É fornecido um requisito suplementar (S1) para uso quando um produto controlado de permeabilidade magnética é exigido pelo comprador. Os requisitos suplementares S1 se aplicam somente quando especificados na ordem de compra.

    1.1.2 É fornecido um requisito suplementar de propriedades mecânicas controladas (S2), para uso quando o comprador exigir uma faixa restrita da tensão de escoamento e uma maior razão entre a resistência à tração real e a tensão de escoamento real. Os requisitos suplementares S2 se aplicam somente quando especificados na ordem de compra.

    1.2 A composição química da liga de aço inoxidável deve ser selecionada para adequação à aplicação envolvida por acordo entre o fabricante e o comprador. Essa é uma consideração importante para alcançar a resistência à corrosão ou permeabilidade magnética controlada desejada, ou ambas, porque essas propriedades não são fornecidas por todos os aços inoxidáveis.

    1.3 Os requisitos de resistência à corrosão estão contidos na Seção 11 e Anexo A1 e as opções de procedimentos de ensaio são Anexo A2 (ensaio rápido de macrocélula) ou Anexo A3 (ensaio de viga fissurada).

    1.4 Os requisitos para a introdução de novas ligas em uma tabela obrigatória de requisitos de composição química nesta especificação são apresentados no Anexo A5.

    1.5 Os requisitos para a área de deformação relativa das barras deformadas de três lados estão contidos no Anexo A4.

    1.6 As barras têm três níveis mínimos de tensão de escoamento, a saber: 60.000 psi [420 MPa], 75.000 psi [520 MPa] e 80.000 psi [550 MPa], designados como Grau 60 [420], Grau 75 [520] ou Grau 80 [550], respectivamente.

    1.7 As barras planas nos tamanhos de até 2 in. [50,8 mm] de diâmetro em bobinas ou comprimentos de corte são fornecidas de acordo com esta especificação no Grau 60 [420], Grau 75 [520] e Grau 80 [550], respectivamente. Os ensaios mecânicos, quando necessários, devem ser do tamanho nominal mais próximo da barra deformada. Os requisitos que preveem deformações e marcações não são aplicáveis a barras planas.

    1.8 Quando o aço inoxidável for soldado, use um procedimento adequado para a composição química e o uso ou serviço pretendido. OBSERVAÇÃO 1 – a soldagem do reforço de aço inoxidável deve ocorrer após a remessa do fabricante. A soldagem estrutural deve ser realizada de acordo com a edição mais recente da AWS D1.6/D1.6M, qualquer outro código de soldagem de aço inoxidável aceito internacionalmente ou conforme procedimento sugerido pelo fabricante do material. AWS D1.6/D1.6M descreve a seleção adequada dos metais de adição, o controle de temperatura, bem como o desempenho, a qualificação do procedimento e os requisitos de inspeção.

    1.9 Esta especificação é aplicável a pedidos em unidades de polegada-libra (como a Especificação A955) ou unidades do SI (como a Especificação A955M).

    1.10 O texto desta especificação menciona observações e notas de rodapé que fornecem material explicativo. Essas observações e notas de rodapé (excluindo as de tabelas e figuras) não devem ser consideradas requisitos da Especificação.

    1.11 Os valores indicados em unidades de polegada-libra ou em unidades do SI devem ser considerados separadamente como padrão. No texto, as unidades do SI são mostradas entre colchetes. Os valores informados em cada sistema podem não ser equivalentes exatos; portanto, cada sistema deve ser usado independentemente do outro. Os valores combinados dos dois sistemas podem resultar em não conformidade com a especificação.

    1.12 Esta especificação não pretende abordar todas as preocupações de segurança, se houver, associadas à sua utilização. É responsabilidade do usuário desta especificação estabelecer práticas apropriadas de saúde, segurança e meio ambiente e determinar a aplicabilidade das limitações regulatórias antes do uso.

    1.13 Esta norma internacional foi desenvolvida de acordo com os princípios internacionalmente reconhecidos sobre padronização estabelecidos na Decisão sobre os Princípios para o desenvolvimento de normas, guias e recomendações internacionais emitidos pelo Comitê de obstáculos técnicos ao comércio (TBT) da Organização Mundial do Comércio.