ASTM A706/A706M - 16

    Especificação padrão para Barras de aço de baixa liga deformadas e lisas para reforço de concreto

    Active Standard ASTM A706 / A706M Developed by Subcommittee: A01.05

    Book of Standards Volume: 01.04


      Format Pages Price  
    PDF 10 $52.00   ADD TO CART

    Historical Version(s) - view previous versions of standard

    Translated Standard(s): English

    ASTM License Agreement

    More A01.05 Standards Related Products


    1.1 Geral – esta especificação abrange barras de aço de baixa liga deformadas e lisas em comprimentos de corte e bobinas para reforço de concreto destinados a aplicações em que as propriedades mecânicas restritivas e composição química são necessárias para compatibilidade com aplicações de propriedades elásticas controladas ou para melhorar a soldabilidade. Os tamanhos e dimensões padrão das barras deformadas e suas designações numéricas são apresentados na Tabela 1.

    1.2 Grau – as barras têm dois níveis mínimos de tensão de escoamento, ou seja, 60 000 psi [420 MPa] e 80 000 psi [550 MPa] designados como Grau 60 [420] e Grau 80 [550], respectivamente.

    1.3 Barras lisas, em tamanhos até e incluindo 21/2 in. [63,5 mm] de diâmetro em bobinas ou comprimentos de corte, quando solicitados, devem ser fornecidos sob esta especificação. Para propriedades de ductilidade (alongamento e flexão), devem ser aplicadas as disposições de ensaio do tamanho de barra deformada de menor diâmetro nominal mais próximo. Os requisitos que preveem deformações e marcações não são aplicáveis.

    1.4 Propriedades elásticas controladas – esta especificação limita as propriedades elásticas (Tabela 2) para fornecer as propriedades de escoamento/elásticas desejadas para aplicações de propriedades elásticas controladas.

    1.5 Solda – esta especificação limita a composição química (6.2) e de carbono equivalente (6.4) para aumentar a soldabilidade do material. Quando este aço for soldado, deve-se usar um procedimento de solda adequado para a composição química e o uso ou serviço pretendido. O uso da última edição do AWS D1.4/D1.4M é recomendado. O código de soldagem AWS D1.4/D1.4M descreve a seleção adequada dos metais de adição, as temperaturas de preaquecimento/interpasso, bem como os requisitos de desempenho e de qualificação do procedimento.

    1.6 Os requisitos para tamanhos de barras alternativos são apresentados no Anexo A1. Os requisitos no Anexo A1 aplicam-se somente quando especificado pelo comprador (consulte 4.2.5).

    1.7 O texto desta especificação contém observações e notas de rodapé que fornecem material explicativo. Essas observações e notas de rodapé, excluindo as de tabelas, não devem ser consideradas requisitos desta especificação.

    1.8 Esta especificação é aplicável a pedidos em unidades de polegada-libra (Especificação A706) ou em unidades do SI [Especificação A706M].

    1.9 Os valores indicados em unidades de polegada-libra ou em unidades do SI devem ser considerados separadamente como padrão. No texto, as unidades do SI são mostradas entre colchetes. Os valores informados em cada sistema podem não ser equivalentes exatos; portanto, cada sistema deve ser usado independentemente do outro. Os valores combinados dos dois sistemas podem resultar em não conformidade com esta especificação.

    1.10 Esta especificação não pretende abordar todas as preocupações de segurança, se houver, associadas à sua utilização. É responsabilidade do usuário desta especificação estabelecer práticas apropriadas de saúde e segurança e determinar a aplicabilidade das limitações regulatórias antes do uso.