If you are an ASTM Compass Subscriber and this document is part of your subscription, you can access it for free at ASTM Compass
    ASTM A615/A615M - 20

    Especificação padrão para Barras de aço carbono deformadas e lisas para reforço de concreto

    Active Standard ASTM A615 / A615M Developed by Subcommittee: A01.05

    Book of Standards Volume: 01.04


      Format Pages Price  
    PDF 11 $62.00   ADD TO CART

    Historical Version(s) - view previous versions of standard

    Translated Standard(s): English

    ASTM License Agreement

    More A01.05 Standards Related Products


    1.1 Esta especificação abrange barras de aço-carbono deformadas e lisas em comprimentos de corte e bobinas para reforço de concreto. O Anexo A2 desta especificação abrange barras deformadas para uso em outras aplicações. Barras de aço contendo adições de liga, como as séries de aços de liga da Association for Iron and Steel e da Society of Automotive Engineers, são permitidas se o produto resultante atender a todos os outros requisitos desta Especificação. Os tamanhos e dimensões padrão das barras deformadas e suas designações numéricas são apresentados na Tabela 1.

    1.2 Exceto caso especificado para uso em outras aplicações no Anexo A2, as barras tem quatro níveis de tensão de escoamento mínimo: a saber, 40 000 psi [280 MPa], 60 000 psi [420 MPa], 80 000 psi [550 MPa], e 100 000 psi [690 MPa], designados como Grau 40 [280], Grau 60 [420], Grau 80 [550] e Grau 100 [690], respectivamente.OBSERVAÇÃO 1 – os vergalhões de Grau 100 [690] foram introduzidos nesta especificação em 2015. Em contraste com os graus mais baixos, que têm razões entre a resistência à tração especificada e a tensão de escoamento especificada que variam de 1,25 a 1,50, os vergalhões de Grau 100 [690] têm uma razão entre a resistência à tração especificada e a tensão de escoamento especificada de 1,15. Os usuários desta especificação devem estar cientes de que haverá, portanto, uma menor margem de segurança e aviso reduzido de falha após o escoamento quando as barras de Grau 100 [690] são usados em membros estruturais onde a resistência é governada pela resistência à tração do reforço, principalmente em vigas e lajes. Como resultado da menor razão entre a resistência à tração especificada e a tensão de escoamento especificada de 1,15 para o Grau 100 [690], os usuários desta especificação devem estar cientes de que a os requisitos de encaixe mecânico e soldado do tipo 1 da ACI 318 encontrados em muitos critérios de aceitação de 125% dos requisitos de tensão de escoamento especificados em tração e compressão não são aplicáveis ao Grau 100 [690]. Os encaixes mecânicos e soldados devem atender a uma resistência à tração mínima especificada de 115 000 psi [790 MPa] para o Grau 100 [690].OBSERVAÇÃO 2 – os usuários desta especificação devem estar cientes de que o consenso dos códigos e especificações de projeto podem não reconhecer o uso da barra nº 20 [64], o maior barra incluído nesta especificação. Os membros estruturais reforçados com barras nº 20 [64] podem necessitar a aprovação do oficial de construção ou outra autoridade apropriada e requerem detalhes especiais para garantir o desempenho adequado em serviço e cargas fatoradas.

    1.3 As barras lisas nos tamanhos de até 21/2 in. [63.5 mm] de diâmetro, inclusive, em bobinas ou comprimentos de corte devem ser fornecidos de acordo com esta especificação no Grau 40 [280], Grau 60 [420], Grau 80 [550], e Grau 100 [690]. Para propriedades de ductilidade (alongamento e flexão), devem ser aplicadas as disposições de ensaio do tamanho de barra deformada de menor diâmetro nominal mais próximo. Os requisitos que preveem deformações e marcações não são aplicáveis. OBSERVAÇÃO 3 – a soldagem do material nesta especificação deve ser abordada com cautela, uma vez que nenhuma disposição específica foi incluída para aumentar sua soldabilidade. Quando este aço for soldado, deve-se usar um procedimento de solda adequado para a composição química e o uso ou serviço pretendido. O uso da última edição do AWS D1.4/D1.4M é recomendado. O código de soldagem AWS D1.4/D1.4M descreve a seleção adequada dos metais de adição, as temperaturas de preaquecimento/interpasso, bem como os requisitos de desempenho e de qualificação do procedimento.

    1.4 Os requisitos para tamanhos de barras alternativos são apresentados no Anexo A1. Os requisitos no Anexo A1 aplicam-se somente quando especificado pelo comprador (consulte 4.2.4).

    1.5 O texto desta especificação menciona observações e notas de rodapé que fornecem material explicativo. Essas observações e notas de rodapé (excluindo as de tabelas) não devem ser consideradas requisitos da Especificação.

    1.6 Esta especificação é aplicável a pedidos em unidades de polegada-libra (como a Especificação A615) ou unidades do SI (como a Especificação A615M).

    1.7 Os valores indicados em unidades de polegada-libra ou em unidades do SI devem ser considerados separadamente como padrão. No texto, as unidades do SI são mostradas entre colchetes. Os valores informados em cada sistema podem não ser equivalentes exatos; portanto, cada sistema deve ser usado independentemente do outro. Os valores combinados dos dois sistemas podem resultar em não conformidade com a especificação.

    1.8 Esta norma não pretende abordar todas as preocupações de segurança, se houver, associadas à sua utilização. É responsabilidade do usuário desta norma estabelecer práticas apropriadas de saúde, segurança e meio ambiente e determinar a aplicabilidade das limitações regulatórias antes do uso.

    1.9 Esta norma internacional foi desenvolvida de acordo com os princípios internacionalmente reconhecidos sobre normalização estabelecidos na Decisão sobre os Princípios para o desenvolvimento de normas, guias e recomendações internacionais emitidos pelo Comitê de Obstáculos técnicos ao comércio (TBT) da Organização Mundial do Comércio.