ASTM A588/A588M - 19

    Especificação padrão para Aço estrutural de baixa resistência e alta resistência, até 50 ksi [345 MPa] de limite de escoamento mínimo, com resistência à corrosão atmosférica

    Active Standard ASTM A588 / A588M Developed by Subcommittee: A01.02

    Book of Standards Volume: 01.04


      Format Pages Price  
    PDF 4 $46.00   ADD TO CART

    Historical Version(s) - view previous versions of standard

    Translated Standard(s): English

    ASTM License Agreement

    More A01.02 Standards Related Products


    1.1 Esta especificação abrange formas, chapas e barras de aço estrutural de alta resistência e baixa resistência para construção soldada, rebitada ou parafusada, mas destinada principalmente ao uso em pontes soldadas e edifícios onde as economias em peso ou maior durabilidade são importantes. A resistência à corrosão atmosférica deste aço na maioria dos ambientes é substancialmente melhor do que a dos aços estruturais de carbono com ou sem adição de cobre (ver Observação 1). Quando devidamente exposto à atmosfera, este aço é adequado para muitas aplicações na condição nua (não pintada). Esta especificação é limitada a materiais de até 8 in. [200 mm], inclusive, em espessura. OBSERVAÇÃO 1 – consulte os métodos para estimar a resistência à corrosão atmosférica de aços de baixa liga no Guia G101.

    1.2 Quando o aço tiver de ser soldado, deve-se utilizar um procedimento de soldagem adequado ao grau do aço e ao uso ou serviço pretendido. Consulte o Apêndice X3 da Especificação A6/A6M para obter informações sobre soldabilidade.

    1.3 Unidades – esta especificação é expressa tanto em unidades de polegada-libra como em unidades do SI; entretanto, exceto caso o pedido ou contrato especifique a designação da especificação M aplicável (unidades do SI), as unidades de polegada-libra serão aplicadas. Os valores indicados em unidades de polegada-libra ou em unidades do SI devem ser considerados separadamente como padrão. No texto, as unidades do SI são mostradas entre colchetes. Os valores informados em cada sistema não são equivalentes exatos; portanto, cada sistema deve ser usado independentemente do outro. Os valores combinados dos dois sistemas podem resultar em não conformidade com a norma.

    1.4 O texto desta especificação contém observações, notas de rodapé, ou ambas, que fornecem material explicativo. Essas observações e notas de rodapé, excluindo as de tabelas e figuras, não contém requisitos obrigatórios.

    1.5 Para produtos estruturais produzidos a partir de bobinas e fornecidos sem tratamento térmico ou apenas com alívio de tensão, aplicam-se requisitos adicionais, incluindo requisitos adicionais de ensaio e informações sobre os resultados adicionais da Especificação A6/A6M.

    1.6 Esta norma internacional foi desenvolvida de acordo com os princípios internacionalmente reconhecidos sobre normalização estabelecidos na Decisão sobre os Princípios para o desenvolvimento de normas, guias e recomendações internacionais emitidos pelo Comitê de Obstáculos técnicos ao comércio (TBT) da Organização Mundial do Comércio.