If you are an ASTM Compass Subscriber and this document is part of your subscription, you can access it for free at ASTM Compass
    ASTM A53/A53M - 20

    Especificação padrão para Tubo de aço, preto e imersão a quente, revestido de zinco, soldado e sem emenda

    Active Standard ASTM A53 / A53M Developed by Subcommittee: A01.09

    Book of Standards Volume: 01.01


      Format Pages Price  
    PDF 30 $89.00   ADD TO CART

    Historical Version(s) - view previous versions of standard

    Translated Standard(s): English

    ASTM License Agreement

    More A01.09 Standards Related Products


    1.1 Esta especificação cobre tubos sem emenda e soldados de aço galvanizado preto e por imersão a quente em NPS 1/8 a NPS 26 [DN 6 a DN 650] (Observação 1), inclusive, com a espessura da parede nominal (Observação 2) tal como consta na Tabela X2.2 e na Tabela X2.3. Será admissível o fornecimento de tubos com outras dimensões, desde que esses tubos atendam a todos os outros requisitos desta especificação. Requisitos complementares de natureza opcional são fornecidos e devem ser aplicados somente quando especificados pelo comprador.OBSERVAÇÃO 1 – os designadores adimensionais NPS (tamanho nominal do tubo) [DN (diâmetro nominal)] foram substituídos nesta especificação por termos tradicionais como "diâmetro nominal", "tamanho" e "tamanho nominal".OBSERVAÇÃO 2 – o termo espessura nominal da parede foi atribuído com o propósito de ser uma designação conveniente, existindo apenas no nome, e é usado para distingui-la da espessura real da parede, que pode variar acima ou abaixo da espessura nominal da parede.

    1.2 Esta especificação abrange os seguintes tipos e graus:

    1.2.1 Tipo F – extremidade soldada em forno, Grau A soldado continuamente,

    1.2.2 Tipo E – solda por resistência elétrica, Graus A e B, e

    1.2.3 Tipo S – sem emendas, Graus A e B. OBSERVAÇÃO 3 – consulte o Apêndice X1 para obter as definições dos tipos de tubos.

    1.3 Os tubos solicitados de acordo com esta especificação destinam-se a aplicações mecânicas e de pressão e também são aceitáveis para usos comuns em linhas de vapor, água, gás e ar. É adequado para soldagem e para operações de moldagem envolvendo bobinamento, flexão e flangeamento, sujeito às seguintes qualificações:

    1.3.1 O tipo F não se destina a flangeamento.

    1.3.2 Se o Tipo S ou Tipo E for necessário para bobinamento fechado ou flexão a frio, a Grau A é o preferido; no entanto, isso não tem a intenção de proibir a dobra a frio do tubo de Grau B.

    1.3.3 O Tipo E é fornecido não expandido ou expandido a frio por opção do fabricante.

    1.4 Os valores indicados em unidades de polegada-libra ou em unidades do SI devem ser considerados separadamente. Os valores informados em cada sistema podem não ser equivalentes exatos; portanto, cada sistema deve ser usado independentemente do outro. Os valores combinados dos dois sistemas podem resultar em não conformidade com o padrão.

    1.5 A seguinte advertência preventiva refere-se apenas à parte do Método de ensaio, Seções 7, 8, 9, 13, 14 e 15 desta especificação: Esta norma não pretende abordar todas as preocupações de segurança, se houver, associadas à sua utilização. É responsabilidade do usuário desta norma estabelecer práticas apropriadas de saúde, segurança e meio ambiente e determinar a aplicabilidade das exigências regulatórias antes do uso.

    1.6 O texto desta especificação contém observações e notas de rodapé, ou ambas, que fornecem material explicativo. Essas observações e notas de rodapé, excluindo as de tabelas e figuras, não contém requisitos obrigatórios.

    1.7 Este padrão internacional foi desenvolvido de acordo com os princípios internacionalmente reconhecidos sobre padronização estabelecidos na Decisão sobre os Princípios para o desenvolvimento de normas, guias e recomendações internacionais emitidos pelo Comitê de Obstáculos técnicos ao comércio (TBT) da Organização Mundial do Comércio.