ASTM A501/A501M - 14

    Especificação padrão para Tubos estruturais de aço carbono soldados e sem emendas, moldados a quente

    Active Standard ASTM A501 / A501M Developed by Subcommittee: A01.09

    Book of Standards Volume: 01.01


      Format Pages Price  
    PDF 14 $52.00   ADD TO CART


    1.1 Esta especificação abrange tubos estruturais pretos e galvanizados por imersão a quente de aço carbono moldados a quente e sem emendas redondos, quadrados, retangulares ou com geometria especial soldados, rebitados ou parafusados para construção de pontes e edifícios, e para fins estruturais gerais.

    1.2 Tubos quadrados e retangulares são fornecidos em tamanhos de 1 a 32 in. [25 a 800 mm] com lados planos e espessuras de parede de 0,095 a 3,00 in. [2,5 a 75 mm], dependendo do tamanho; tubos redondos são fornecidos em NPS 1/2 [DN 15] a NPS 24 [DN 600] (consulte a Observação 1) inclusive, com espessuras de parede nominais (médias) de 0,109 a 1,000 in. [2,8 a 25,4 mm], dependendo do tamanho. Tubos com geometria especial e tubos com outras dimensões podem ser fornecidos, desde que estejam em conformidade com todos os outros requisitos desta Especificação.OBSERVAÇÃO 1 – o designador adimensional NPS [DN] (tamanho nominal do tubo) foi substituído nesta norma por termos tradicionais como “diâmetro nominal”, “tamanho” e “tamanho nominal”.

    1.3 Esta especificação abrange os seguintes graus:

    1.3.1 Grau A – tensão de escoamento mín. de 36 000 psi [250 MPa].

    1.3.2 Grau B – tensão de escoamento mín. de 50 000 psi [345 MPa].

    1.4 Um requisito complementar opcional é fornecido para o Grau B e, quando desejado, deve ser especificado no pedido.

    1.5 A seguinte declaração preventiva refere-se apenas à parte do método de ensaio desta especificação: esta norma não pretende abordar todas as preocupações de segurança, se houver, associadas à sua utilização. É responsabilidade do usuário desta norma estabelecer práticas apropriadas de saúde, segurança e meio ambiente e determinar a aplicabilidade das limitações regulatórias antes do uso.

    1.6 Esta especificação é expressa tanto em unidades de polegada-libra como em unidades do SI; entretanto, exceto caso o pedido de compra especifique a designação da especificação M aplicável (unidades do SI), as unidades de polegada-libra serão aplicadas. Os valores indicados em unidades de polegada-libra ou em unidades do SI devem ser considerados separadamente. No texto, as unidades do SI são mostradas entre colchetes. Os valores informados em cada sistema podem não ser equivalentes exatos; portanto, cada sistema deve ser usado independentemente do outro. Os valores combinados dos dois sistemas podem resultar em não conformidade com a norma.

    1.7 O texto desta especificação contém observações e notas de rodapé com material explicativo. Essas observações e notas de rodapé, excluindo as de tabelas e figuras, não contém requisitos obrigatórios.

    1.8 Esta norma internacional foi desenvolvida de acordo com os princípios internacionalmente reconhecidos sobre normalização estabelecidos na Decisão sobre os Princípios para o desenvolvimento de normas, guias e recomendações internacionais emitidos pelo Comitê de Obstáculos técnicos ao comércio (TBT) da Organização Mundial do Comércio.