If you are an ASTM Compass Subscriber and this document is part of your subscription, you can access it for free at ASTM Compass
    ASTM A500/A500M - 21

    Especificação padrão para Tubos estruturais de aço carbono soldado e sem emenda, moldados a frio, em formatos redondos e geometrias

    Active Standard ASTM A500 / A500M Developed by Subcommittee: A01.09

    Book of Standards Volume: 01.01


      Format Pages Price  
    PDF 8 $62.00   ADD TO CART

    Historical Version(s) - view previous versions of standard

    Translated Standard(s): English

    ASTM License Agreement

    More A01.09 Standards Related Products


    1.1 Esta especificação abrange estruturas tubulares de aço carbono moldadas a frio e sem emendas redondas, quadradas, retangulares ou com geometrias especiais para construções soldadas, rebitadas ou parafusadas de pontes e edifícios, e para fins estruturais gerais.

    1.2 Esses tubos são produzidos tanto em tamanhos soldados como sem emendas, com um perímetro de 88 in. [2235 mm] ou menos, e uma espessura de parede especificada de 1,000 in. [25,4 mm] ou menos. O Grau D exige tratamento térmico.

    OBSERVAÇÃO 1 – os produtos fabricados de acordo com esta especificação podem não ser adequados para aplicações como elementos carregados dinamicamente em estruturas soldadas etc., onde as propriedades de tenacidade à fratura em baixa temperatura, que são normalmente medidas pelo ensaio de impacto V Charpy, podem ser importantes. Existem outros padrões ASTM que têm requisitos de IVC e podem ser mais adequados para essas aplicações.

    1.3 Os valores indicados em unidades de polegada-libra ou em unidades do SI devem ser considerados separadamente. No texto, as unidades do SI são mostradas entre colchetes. Os valores informados em cada sistema podem não ser equivalentes exatos; portanto, cada sistema deve ser usado independentemente do outro. Os valores combinados dos dois sistemas podem resultar em não conformidade com o padrão. As unidades de polegada-libra devem ser aplicadas, a menos que a designação “M” desta especificação seja especificada na ordem.

    1.4 O texto desta especificação contém observações e notas de rodapé com material explicativo. Essas observações e notas de rodapé, excluindo as de tabelas e figuras, não contém requisitos obrigatórios.

    1.5 Esta norma internacional foi desenvolvida de acordo com os princípios internacionalmente reconhecidos sobre padronização estabelecidos na Decisão sobre os Princípios para o desenvolvimento de normas, guias e recomendações internacionais emitidos pelo Comitê de obstáculos técnicos ao comércio (TBT) da Organização Mundial do Comércio.