If you are an ASTM Compass Subscriber and this document is part of your subscription, you can access it for free at ASTM Compass
    ASTM A1022/A1022M - 16b

    Especificação padrão para Fio de aço inoxidável deformado e liso e fio soldado para reforço de concreto

    Active Standard ASTM A1022 / A1022M Developed by Subcommittee: A01.05

    Book of Standards Volume: 01.04


      Format Pages Price  
    PDF 14 $62.00   ADD TO CART

    Historical Version(s) - view previous versions of standard

    Translated Standard(s): English

    ASTM License Agreement

    More A01.05 Standards Related Products


    1.1 Esta especificação abrange fios de aço inoxidável e reforço de fios soldados produzidos a partir de hastes de aço inoxidável laminadas a quente. O fio de aço inoxidável é trabalhado a frio, trefilado ou laminado, liso (não deformado) ou deformado ou uma combinação de deformado e liso. É usado como reforço de concreto para aplicações que exigem resistência à corrosão ou permeabilidade magnética controlada, ou ambas. Os tamanhos e dimensões comuns de fio são encontrados nesta especificação. Os tamanhos reais de fio não se restringem aos indicados nas tabelas.

    1.2 É fornecido um requisito adicional (S1) e aplica-se apenas quando especificado pelo comprador. Para obter um produto de permeabilidade magnética controlada ou ensaiado contra corrosão, deve-se solicitar aço em conformidade com o Requisito Complementar S1.

    1.3 A composição química do aço (liga inoxidável) deve ser selecionada para adequação à aplicação envolvida por acordo entre o fabricante e o comprador. Salvo indicação em contrário do comprador, a Especificação A276 deve ser usada para requisitos químicos. As designações UNS devem ser incluídas no número do tipo e anotadas entre colchetes. Exemplos de designações de aço inoxidável austenítico são Tipo 304 [S30400], 304L [S30403], 316 [S31600], 316L [S31603], 316N [S31651], 316LN [S31653] e exemplos de designações de aço inoxidável duplex são Tipo 2205 [S32205] e 329 [S32900].OBSERVAÇÃO 1 – somente os aços inoxidáveis austeníticos e duplex são, em geral, recomendados para uso como reforço no concreto devido à sua alta resistência à corrosão. Os aços inoxidáveis austeníticos têm boa resistência geral à corrosão, características de resistência que podem ser melhoradas com trabalho a frio, boas propriedades de tenacidade e ductilidade a baixas temperaturas e baixa permeabilidade magnética. Os aços inoxidáveis duplex geralmente têm uma resistência à corrosão superior que a maioria dos aços austeníticos e são magnéticos. Outros aços inoxidáveis com composições químicas diferentes das séries e tipos mencionados acima, podem ser utilizados para aplicações menos restritivas.

    1.4 O fio para reforço de fio soldado geralmente é fabricado com um nível de tensão de escoamento de 75 ksi [520 MPa]. Outros níveis de tração devem ser acordados entre o comprador e o fabricante.OBSERVAÇÃO 2 – o termo usado para se referir aos níveis de tensão de escoamento é o mesmo das normas da ASTM para reforço de fio soldado.

    1.5 Os valores indicados em unidades de polegada-libra ou em unidades do SI devem ser considerados separadamente como padrão. No texto, as unidades do SI são mostradas entre colchetes. Os valores informados em cada sistema podem não ser equivalentes exatos; portanto, cada sistema deve ser usado independentemente do outro. Os valores combinados dos dois sistemas podem resultar em não conformidade com o padrão.